Weekly outline
28 February - 6 March
- Atribuição de seminários
- Leitura das pp.3, 5, e 7-9
- Maycon - Música na escola: uma experiência de (com) fiar (pp.11-13)
7 March - 13 March
- Caio - Panorama do ensino musical (pp.19-39)
- Suellen: O que é psicologia social
- Psicologia social (vídeos)
21 March - 27 March
- Gabriela - “Por que Música na Escola?”: algumas reflexões (pp.42-45)
- Documentário sobre Vigostky (Marta Kohl): tomar notas e entregar ao final da apresentação do vídeo.
28 March - 3 April
- Mãe Solar (parte 1)
-
William - Música na escola: por que estudar música? (pp.46-48)
4 April - 10 April
- Mãe Solar (parte 2)
- Josiane - Por que música na escola? (pp.49-51)
- Leitura coletiva - Roda de conversa 1 (pp.54-63)
11 April - 17 April
- Roda de leitura (cont, p. 62)
- Estudo de texto. Petraglia, pp.64-66 (FAVOR TRAZER O TEXTO IMPRESSO)
1) Por que a educação musical deve ter seu foco numa musicalização geral?
2) Que atividades compõem o processo de musicalização?
3) O que podemos entender por impressão?
4) Qual o papel que desempenha a audição neste processo?
5) O que é este "processo de apropriação cultural/social da música a partir de uma referência
externa" e o que ele permite?
6) O que é "impulso musical natural", por que deve ser preservado, e como deve ser cultivado?
7) De acordo com as considerações finais do autor, qual a relação que pode se estabelecer
entre impressão e expressão?9 May - 15 May
- Vídeo da entrevista com Bourdieu (continuação)
- Leitura coletiva da Roda de conversa 2 (pp.72-79)
23 May - 29 May
- Carrascosa (pp.82-84): Jefferson
- Figueiredo (pp.85-87): Pedro
- Domenico Demasi (vídeo)
30 May - 5 June
- Leitura coletiva da Roda de conversa 3 (pp.90-95)
- DeMasi (cont) + Edgar Morin (vídeo)
13 June - 19 June
- Fundamentos antropológicos: DaMatta (vídeos)
- Leitura coletiva da Roda de Conversa 4 (pp.106-113)
27 June - 3 July
- Damatta (cont.): vídeo
- Travassos (pp.116-118): Lucas Bonfim
- Pucci/Almeida (pp.119-121): Felipe
4 July - 10 July
- Pupo (pp.122-125): Guilherme
- Leitura coletiva da Roda de Conversa 5 (pp.126-129)
- Entrega do trabalho semestral:
1) Escreva sobre a natureza de cada uma das disciplinas apresentadas durante o curso (Sociologia, Psicologia Social, Filosofia e Antropologia)
2) Escreva sobre as possibilidades de aplicação dessas disciplinas na Educação Musical
3) Escreva sobre o que foi lido do livro Música na escola, resumindo cada capítulo lido (de 5 a 10 linhas).
4) Críticas e sugestões ao curso (anonimamente/ se necessário, em separado/ quem quiser pode digitar e deixar na secretaria)