Kursthemen

  • PSI 2591 - PROJETO DE FORMATURA I (2/2016)

    Prof. Dr. Antonio Carlos Seabra

    Prof. Dr. Marcelo Knörich Zuffo


    2o. Semestre de 2016


    Esta disciplina visa orientar os alunos a elaborar, desenvolver e apresentar um projeto de trabalho específico na área Engenharia de Sistemas Eletrônicos. Na disciplina projeto de formatura I o objetivo é orientador os alunos a propor, conceber, projetar e apresentar uma prova de conceito em Engenharia de Sistemas Eletrônicos, tomando vantagem dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

     Goals: To guide the students to elaborate, to develop and to present an Electronic System Engineering specific work Project.

  • A01: 05/08

    Tema: Aula inaugural.

    Apresentação da disciplina. Discutir Equipes e Projetos. Objetivos, Critérios de Avaliação, Datas e Produtos, Definição do Tema e Orientador(es).


  • Documentos Úteis

    Os documentos a seguir ajudam as equipes a estruturarem seus projetos

  • A02: 12/08

    Tema:  Metodologias Científica e de Engenharia. Necessidades do Cliente (Marketing) e Objetivos do Projeto

    Embora muito parecidas, a metodologia científica cria uma hipótese a ser provada e desenvolve o processo de prova dessa hipótese. Por sua vez, a metodologia de engenharia trata de um problema ou desafio e desenvolve o processo de escolha e implementação de uma solução para esse problema. Nesta aula discutiremos as semelhanças e a s diferenças dessas duas abordagens.

    • Neste vídeo, do curso "Engineering  Innovation and Design" do MIT, os professores Blade Kotelly e Joel E. Schindall apresentam o processo de projeto em 10 passos. Os alunos participam do curso apresentando argumentos contra ou a favor das propostas apresentadas pelos professores. A apresentação da aula 02 foi feita independentemente destes vídeos mas observe a similaridade de abordagem. Como mencionado no vídeo, boa ideias costumam se repetir independentemente ao longo da história.

    • Um bom design não depende apenas de tomadas de decisões técnicas, Neste vídeo, do curso "Engineering  Innovation and Design" do MIT, os professores Blade Kotelly e Joel E. Schindall mostram como grandes inovadores do século 20 abordaram o design inovador. Embora na disciplina estejamos enfocando muito mais os aspectos técnicos, é importante conhecermos todo o processo de criação, e perceber que podemos participar dele desde o início.

  • A03: 19/08

    Tema: Especificação dos Requisitos do Cliente (de Marketing)

    Uma vez definido um foco para o projeto, devemos estabelecer claramente definir quais os requisitos, do ponto de vista do cliente, devem ser atendidos. Esses requisitos não são exatamente técnicos. Por exemplo "alertar o motorista se outro veículo estiver mais próximo que 1 metro". A isso chamamos de requisitos do cliente ou requisitos de marketing. Nesta aula apresentaremos as técnicas para definir claramente os requisitos do cliente (marketing).

  • A04: 26/08

    Tema: Requisitos de Engenharia

    Uma vez estabelecidos os requisitos do cliente (marketing) deve-se transformá-los em requisitos de engenharia do projeto. É a partir desse momento que o projeto começa a tomar corpo do ponto de vista técnico. Esta aula mostra como estabelecer os requisitos de engenharia à partir dos requisitos de marketing.

    Também apresentaremos o cronograma de avaliações c/ datas (entregáveis) para Projeto de Formatura 1. 

    • Uma vez definidas as necessidades do cliente e os objetivos do projeto, precisamos determinar os requisitos do sistema. Os requisitos de marketing são definidos a priori pelo cliente, cabendo à equipe técnica deteminar os requisitos de engenharia correspondentes e as especificações técnicas de cada um dos requisitos de engenharia. No vídeo a seguir trataremos desses assuntos.

    • Nesta atividade cada grupo deve fazer um primeiro detalhamento ESCRITO, que deve estar pronto para ser discutido na aula 5, contendo:

      1) Identificação do Problema

      2) Identificação das Necessidades do Cliente

      3) Declaração de Necessidades do Cliente

      4) Declaração dos Objetivos do Projeto

      5) Pesquisa de levantamento da Situação (opcional)

      6) Especificação de Requisitos de Engenharia (opcional)

      Para isso utilize o arquivo abaixo que contém um guia de elaboração desses itens. Espera-se que isso gere um documento de aproximadamente 2 páginas contendo os itens 1 a 4 acima. Neste momento a Identificação das necessidades envolve apenas os passos 1 e 2 contidos no guia. Na aula discutiremos com cada grupo o seu documento. Estima-se que vocês levem, em grupo, de 1 a 2 horas para elaborar o documento.

    • Este formulário deve ser preenchido individualmente por cada interessado no projeto após a definição e especificação técnica dos requisitos de engenharia. Ele serve de apoio para verificar se os requisitos de engenharia estão bem propostos.

  • A05: 02/09

    Tema: Geração de Conceitos.

    A partir do requisitos de engenharia devemos analisar as diversas possibilidades de implementação.  A essas maneiras de implementação chamamos de "conceitos". Esta aula apresenta algumas técnicas para gerar esses conceitos e determinar quais conceitos se destacam no atendimento aos requisitos do cliente e aos requisitos de engenharia.

    • Aula Prática: Trazer o primeiro detalhamento ESCRITO solicitado na aula 04 para ser discutido nesta aula. Ele deve conter:

      1) Identificação do Problema

      2) Identificação das Necessidades do Cliente

      3) Declaração de Necessidades do Cliente

      4) Declaração dos Objetivos do Projeto

      5) Pesquisa de levantamento da Situação (opcional)

      6) Especificação de Requisitos de Engenharia (opcional)

    • Esta ficha de avaliação será utilizada pelos professores da disciplina para analisar o 1o relatório entregue. Ela contem os itens a serem avaliados e o peso de cada um.

    • Este relatório mostra um exemplo de como detalhar o projeto. Note que a parte referente à avaliação 1 (item 1, pag 5 a pag 10) toma cerca de 5 páginas. Coloque uma página de rosto e um ínidice similar ao apresentado, os outros itens iniciais (resumo, tabela de figuras, etc,) por enquanto não são necessários.

    • Nesta aula digital mostramos como construir uma árvore de objetivos a partir das necessidades do cliente e como atribuir pesos ponderados para cada uma das necessidades de marketing. Entes exemplo utiliza-se a metodologia AHP empregando compração par a par e médias geométricas, sendo que os pesos vão de 1-2-3-4-5 (diferentemente do exemplo da aula 4 onde os pesos são 1-3-5-7-9). Os resultados são semelhantes em ambos os casos.

    • A IDEO é uma das empresas de design mais inovadoras do mundo. Aqui eles aceitam o desafio de criar um carrinho de compras em 5 dias. Eles mostram qual a metodologia de trabalho em equipe que utilizam e porque isso a IDEO um exemplo a ser seguido.

    • Neste texto o pessoal da Wistia, que eu acho muito criativos, mostram que uma companhia que enfatiza a criatividade e a autonomia como a deles pode cair em algumas armadilhas. Uma delas é o Forrest Gumping.

      Descubra algumas dicas de como equilibrar a criatividade e as restrições de um projeto (tempo, custos, etc.

    • Livro sobre design thinkingNeste livro Tim Brown introduz a ideia de Design Thinking, um processo colaborativo utilizado pela IDEO para resolver problemas de maneira inovadora e criativa. O livro custa cerca de R$68,00 no site da Saraiva, da Cultura ou da Martins Fontes.

      Acho uma excelente leitura para quem está começando a carreira.

  • A06: 23/09

    Tema: Decomposição Funcional, Avaliação de Sistemas Eletrônicos.

    Uma vez definido o conceito do projeto, como decompomos a suas partes do ponto de vista técnico? Como garantimos que o que estamos fazendo está de acordo com os requisitos do cliente?

    • Esta aula é a data limite para entrega da 1a avaliação: PRODUTO A1.a. (Proposta de projeto) contendo:

      - Declaração das Necessidades do Usuário
      - Declaração dos Objetivos do Projeto
      - Pesquisa de Levantamento da Situação (Visão Geral, Tecnologias Relevantes, Árvores de Objetivos)

      O Documento deve ter aproximadamente 5 páginas para esses itens (não considerar nessas páginas a folha de rosto, índice, etc.)

  • A07: 30/09

    Tema: Modelos Comportamentais

    Muitas vezes a decomposição funcional precisa de uma linguagem mais apropriada para apresentar o conceito (solução) escolhido. Um caso marcante é quando parte da solução será implementada em software. Nesse caso os especialistas lançam mão de modelos comportamentais para projetar o software adequadamente. Dado seu grande poder, modelos comportamentais são cada vez mais utilizados em outros projetos de engenharia, não apenas de software. Veremos alguns tipos de modelos comportamentais, em especial o modelo UML que hoje é muito utilizado mesmo no projeto de circuitos integrados.

  • A10: 04/11

    Tema: Elaboração de Documentação

    A Sra Ana Maria Badiali, bibliotecária da elétrica, explica como elaborar uma documentação nos padrões exigidos pela ABNT. O documento A2 deve ser apresentado no formato sugerido por ela.

    Acompanhamento do Projeto

    Nesta aula os professores discutem com os alunos problemas específicos de cada projeto. Procurar o professor em sua respectiva sala (Seabra: A1-46)

    • Neste vídeo de 9 minutos, a Sra. Ana Maria Badiali, supervisora da Billblioteca de Engenharia elétrica da Poli/USP, explica como você deve formatar o Documento do Projeto de Formatura para que ele esteja de acordo com o padrão ABNT. Ela explica em detalhes como estruturar o documento, desde a capa até os apêndices e anexos.

    • Neste vídeo de 18 minutos, a Sra. Ana Maria Badiali, supervisora da Billblioteca de Engenharia elétrica da Poli/USP, explica como você pode acessar as bases de dados disponíveis para a comunidade USP. Você vai descobrir que pode ter acesso aos mais recentes resultados de pesquisa e desenvolvimento em todo o mundo, incluindo todos os Congressos do IEEE, além de ter acesso a acervos de patentes.

    • Esta ficha de avaliação será utilizada pelos professores da disciplina para analisar o 2o relatório entregue. Ela contem os itens a serem avaliados e o peso de cada um. Notem que vocês devem incluir o relatório anterior (melhorado caso tenhamos feito observações) como parte inicial deste relatório.

      Notem também que esta avaliação contém mais itens que a anterior, e certamente levará mais tempo para ser feita. Como a ideia é vocês irem construindo o relatório ao longo do projeto (que em verdade vai até novembro) estamos enfatizando os itens que vocês devem prestar mais atenção agora para o projeto não dar errado.

      Assim, deem mais atenção agora à Especificação de Requisitos de Engenharia e à Geração de Conceitos (opções), mas vocês já devem fazer um esboço da Decomposição Funcional e do Gerenciamento do Projeto. Este último para vocês já avaliarem se não estão propondo algo impraticável no tempo e condições disponíveis.

      A Avaliação A2 (ou relatório 2) deverá ser entregue na secretaria do PSI até o dia 24/05.

  • A12: 18/11

    A terceira avaliação será composta por DUAS ENTREGAS e uma avaliação oral, a avaliação será realizada de acordo com os quesitos e critérios apresentados em aula.

    Produto A3.a Monografia: Espera-se um documento muito mais detalhado que o produto A2.a, o mesmo já deve se encontrar no formato ABNT e possuir os elementos descritos no manual de escrita de teses e dissertações da Poli (ver documento disponibilizado em aulas anteriores.  

    produto A3.b Apresentação (Oral e power point).  De acordo com as orientações em aula, a apresentação deve ter no máximo 10 MINUTOS, os alunos devem desenvolver suas habilidades de comunicação oral, com o apoio de materiais como o Power Point e sua prova de conceito (protótipos, vídeos, ou outros elementos que demonstrem que a prova de conceito existe).



    • Esta folha de avaliação será usada pelos orientadores e professores da disciplina para julgar a apresentação A3

    • Postar até quinta 01/11/2016, meia-noite, a apresentação a ser feita na sexta 02/12 em formato ppt ou pdf.

      Atenção: se não fizerem a entrega no prazo não poderão fazer a apresentação!

      Sugestão para a apresentação:

      - Resumo contendo as partes que voces já fizeram para o relatorio 2

      - Cronograma mais detalhado contendo para cada atividade o(s) Responsável(is) / Prazo / Materiais / Custo

      - Ideia da lista de materiais necessários, indicando as dificuldades com prazo de aquisição ou empréstimo

      - Prova de conceito (pegue por exemplo o item mais critico e mostre que a sua viabilidade)

  • Abschnitt 20