Aperçu des sections
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Apresentação do programa, dinâmicas, tarefas e avaliação
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Leitura de texto do livro Democratizar a democracia, Boaventura de Sousa Santos.
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O livro Participação e teoria democrática está disponível na internet. Porém, há um problema para indicar links neste sistema.
Assim, uma pesquisa num motor de busca com o nome da autora e do livro permite facilmente acessar este texto.
Atenção: as páginas cuja leitura é recomendada são aquelas entre 9-14 e 35-42.
Boa leitura
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Textos para aperfeiçoamento.
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Os grupos devem propor aperfeiçoamento nos resumos discutidos em aula:
Quais complementos e ajustes podem melhorar os resumos?
Prazo final para o envio de respostas: 20/08 ao meio-dia.
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Texto para aperfeiçoamento.
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Discussões e elaborações sobre textos de Evelina Dagnino.
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Questões para orientar os trabalhos em torno das ideias de Dagnino:
Como explicar a ideia de uma convergência perversa?
Como a noção de "projeto político" pode favorecer a análise das relações Estado-Sociedade Civil?
Quais são os significados em torno de sociedade civil, participação e cidadania, considerando os propósitos dos projetos políticos considerados pela autora?
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Em poucas palavras, quais são as principais características dos dois projetos políticos focalizados por Evelina Dagnino?
Responder em no máximo seis linhas.
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Texto a ser aperfeiçoado.
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Quais são os ajustes ou complementações para aprimorar este texto?
Enviar respostas até terça-feira, dia 27 de agosto, ao meio-dia, por um representante do grupo de estudo.
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Leitura e debates sobre o pensamento de Venício Lima e Jessé Souza.
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Leitura da obra de Venício Lima
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Texto mais recente de Venício Lima sobre as mesmas teses em torno de mídia e política.
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Resumo a ser aprimorado.
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Quais são os ajustes ou complementos que permitem melhorar o resumo em torno das desigualdades sociais brasileiras?
Respostas até dia 10/09/2013 ao meio-dia enviadas pelos representantes dos grupos.
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Sobre a mídia de maneira bem humorada, sugestão de Gabriel Colombo
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Texto para aprimoramento.
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Aula em torno da democratização das políticas públicas em meio rural.
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Obter no link o artigo na internet.
Para a leitura e elaboração do resumo, considerar as questões abaixo:
Por que a noção de multifuncionalidade da agricultura pode ser pertinente para a análise das políticas públicas?
Como interpretar as experiências com vistas à democratização das políticas de desenvolvimento rural?
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Texto para ser aperfeiçoado.
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Preparar ajustes, acréscimos ou modificações para o aprimoramento do resumo. O envio do material deve ocorrer antes do dia 17 de setembro (terça-feira) ao meio-dia.
Bom trabalho.
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Na próxima aula, membros do IMAFLORA apresentarão os projetos visando democratizar a democracia local. Nossa intenção consiste também em propor uma discussão sobre como a ESALQ poderia participar do Observatório da cidadania de Piracicaba.
Portanto, outra tarefa para a próxima aula é refletir sobre este tipo de participação.
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Leitura prévia para o encontro com representantes do IMAFLORA.
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Esta avaliação é proposta no sistema moodle/usp e me parece oferecer elementos pertinentes para completar o exercício que realizamos no final de nossa aula do dia 18/09.
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Este fórum tem o objetivo de avançar na avaliação na disciplina, iniciada no dia 18/09.
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Reflexão introdutória sobre política fundiária e democracia. Exemplo do caso de governança fundiária na França.
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Exemplo de governança fundiária: o caso da França
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Extrato do livro "A reforma agrária e a luta do MST".
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Como previsto, aqui está o documentário, muito curto, tratando da reprodução do modelo de sociedade norte-americana na Libéria a partir do retorno dos escravos libertos patrocinado por associações de homens brancos que não viam um lugar para os negros livres nos Estados Unidos.
Também para treinar o ouvido com o francês.
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Organizador Miguel Carter
Leitura e discussão do texto entre as páginas 37 e 71 (do item "O MST e a luta pela reforma agrária no Brasil até antes de "Uma visão geral do livro").
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Discussões em especial em torno do Programa de Aquisição de Alimentos
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