Kursthemen
-
Apresentação da disciplina - Sistema de Avaliação.
Histórico e contextualização da extensão rural enquanto política de desenvolvimento. Processo de modernização da agricultura.
-
Novos paradigmas para o desenvolvimento rural: a nova ATER. A criação da ANATER e seus desdobramentos. Serviços de extensão rural: público e privado (EMATER/CATI/ONG/COOPERATIVAS).
Além do ppt da aula serão disponibilizados os textos: "Agricultura familiar no Brasil e o censo agropecuário 2006", a Lei de Ater, Lei da agricultura familiar.
-
A aula versará sobre os Serviços de extensão rural: público e privado (EMATER/CATI/ONG/COOPERATIVAS etc..., Orgão nacional de ATER, a ANATER.
Princípios pedagógicos: o processo de ensino aprendizagem; educação de adultos.
Além do ppt das aulas serão disponibilizados para aprofundamentos os textos:" Assistência técnica e Extensão rural no Brasil- ASBRAER, Relatório Nacional Perfil das Instituições de ATER para agricultores familiares e assentados. FAO/MDA.
O texto de leitura obrigatória para a aula 4: Ensinar e Aprender. De Rosa María Torres - Educadora equatoriana,Tradução: Beatriz Cannabrava.
Seria interessante ler e refletir sobre as questões sobre aprendizagem apresentado. -
O processo de aprendizagem e a comunicação no trabalho de ATER.
-
Gestão e decisão para a adoção de tecnologias e participação dos agricultores em sua geração. Estratégias do trabalho em grupo.
-
O livro Extensão ou Comunicação? de Paulo Freire disponibilizado para essa aula deverá ser lido o capitulo "Extensão e invasão cultural" que vai da pag. 25 a 37.
-
Foram apresentados e discutidos os videos sobre a Cooperacra, Coopamsp e Copavi.
No final foi apresentado as questões da avaliação e seus critérios e prazos.