Diagrama semanal
-
- Apresentação dos objetivos, programa, metodologia e bibliografia.
- Apresentação de slides: Modificação antrópica e impacto ambiental
Ativ. Orient. 1 - “Fatores relevantes nos estudos de caso apresentados”
-
- Atividade orientada sobre o Texto didático 1
- Apesentação de slides e Discussão
- Vídeo: "Oceanos"
Ativ. Orient. 2 - "Questões sobre o vídeo Oceanos"
-
- Atividade orientada 3, sobre o Texto didático 2: Capítulo 1 - Agenda 21 Brasileira
- Apesentação de slides e Discussão
-
- Atividade orientada 4, sobre os textos didáticos 3 e 4: "Sustentabilidade: a legitimação de um novo valor" e "O prelúdio do desenvolvimento sustentável"
- Vídeo: "A terra é o limite"
*Ativ. Orient. 5 - Mesa redonda sobre sustentabilidade - um estudo de caso
* Discussão e reflexão sobre o tema
-
-
- Apesentação de slides: "Quadro referencial para avaliação da sustentabilidade"
- Orientação dos trabalhos da disciplina: divisão dos 8 grupos e seus respectivos temas
-
- Atividade orientada 7, sobre o texto didático 5: "A Escada da Participação"
- Apresentação de slides: Processos de participação na gestão ambiental, exemplo da metodologia ZOPP
Ativ. Orient. 8 - Aplicação da metodologia ZOPP
-
- Orientação dos trabalhos da disciplina
-
- Atividade orientada 9, sobre os textos 6 e 7: "Bioetanol" e "A revolução energética"
- Discussão sobre recursos energéticos
-
- Planejamento do projeto de campo
-
- Projeto de campo
Ativ. Orient. 10 - Relatório do projeto de campo
-
- Orientação para os seminários
- Entrega das monografias dos trabalhos da disciplina (todos os grupos)
(entrga do relatório parcial : 17 de maio)
-
Palestras de presença obrigatória:
- Planejamento Urbano (Itamar Xavier)
- A sustentabilidade dos biocombustíveis (Rafael Capaz)
OBS.: Haverá lista de presença para as palestras acima descritas
Outras recomendações (opcional), com temas inseridos na disciplina:
- Ministério Público e sua Atuação dentro do Campo Ambiental
-
- Organização dos trabalhos da disciplina.
-
- Apresentação de trabalhos da disciplina:
- Grupo 1
- Grupo 2
- Grupo 3
- Grupo 4
-
- Apresentação de trabalhos da disciplina:
- Grupo 5
- Grupo 6
- Grupo 7
- Grupo 8
- Grupo 9
- Fechamento dos trabalhos e comentários gerais
-
- Discussão complementar com alunos para fechamento dos trabalhos, e dúvidas para a avaliação
(entrega do relatório final da disciplina: 21 junho)
-
- Prova: atividade de fechamento da disciplina, com avaliação integrada dos conceitos trabalhados no semestre e também dos seminários
(entrega do relatório final da disciplina: 21 junho)