Topic outline

  • CAROS ALUNOS,

    sejam bem vindos ao curso de Inovação, Empreendedorismo e Gestão de Serviços em Saúde. No quadro de avisos estão informações gerais da disciplina em 2024.

    Todos os eventos e notificações importantes serão comunicados por aqui.

    Consultem sempre este espaço.


    AULA PRESENCIAL

    As aulas, presenciais, serão ministradas no prédio da Engenharia de Produção, no Espaço Ocean. Entrando no prédio da Eng. de Produção, passando a catraca, siga à esquerda e entre no prédio. É no térreo.

    Posteriormente mudamos para a sala D2 no Térreo.

    Esta disciplina será ministrada presencialmente na Cidade Universitária (São Paulo).

    AULA REMOTA (online)

    Esta disciplina será ministrada também de forma inovadora e transmitida pelo Meet para Lorena. Na EEL, o docente (Prof. Humberto) estará presencialmente nas aulas, no espaço disponibilizado pela Escola.

    O link para o acesso online:

    https://meet.google.com/uug-uvst-xuw


    A aula inicia às 11:10h, terças-feiras. É recomendável chegar/se conectar ao menos 5 min antes para verificar os ajustes necessários de som e imagem.

    ATENÇÃO:

    A disciplina será ministrada com alguns objetivos de aprendizado: a) de conteúdo; b) de habilidade para usar as técnicas e ferramentas; c) de atitude para o aprendizado; d) de trabalho em equipe; e) de resolução de desafios.
    Haverá atividades pré-aula e pós-aula para a maioria de cada um dos encontros semanais.
    Clovis

    BOA SORTE A TODOS e sejam bem vindos!

  • Aula 01 (06/08) - Abertura 2024

    Atividades durante a aula

    Abertura do curso com:

    • Prof. Clovis Alvarenga Netto - Responsável pela disciplina
    • Prof. Humberto Felipe da Silva - Campus Lorena
    • Apresentação da disciplina e programa

    Atividades pós-aula
    Exercício 1 - Recado aos colegas e professor

  • Aula 02 (13/08) - Valor ao cliente e Significado

    Atividades pré-aula
    Exercício 01 - Recado aos colegas e ao professor
    Exercício 02 - Glossário startups

    Atividades durante a aula

    1. Valor ao cliente e Significado
    2. vídeo "Um faz falta"
    3. Glossário startups (coletivo)

    Atividades pós-aula
    1. Ex 04 - Clientes, necessidades, requisitos


  • Aula 03 (20/08) - Ciclo do Serviço e Preparação para Desafio 1 -

    Atividade pré-aula:


    Atividades durante a aula
    1. Série Desafios da Inovação em Serviços
    2. Programa "na pele do.... Educador Físico"

    Atividades pós-aula
    1. Leituras 

  • Aula 04 (27/08) Na pele do Profissional de Educação Física

    Na Pele do Profissional de Educação Física

  • Aula 05 (10/09) Brainwriting

  • Aula 06 (17/09) Ideias e Design Thinking

    Atividade pós-aula:
    1. Leituras 02, 03, 04
    2. Vídeo – Tim Brown talking about Design Thinking
    3. Vídeo - Design Thinking: o que é e suas 5 etapas fundamentais  

    4. Software MIRO - procurar se informar e se inscrever

    Atividades durante a aula
    1. Inovação e Design Thinking
    2. Introdução ao Design de Serviços
    3. Gestão por Processos e PIER (no MIRO)
    4. Jornada do Cliente (template no MIRO)
    5. Ciclo do Serviço e FPS-Fluxo do Processo do Serviço
    6. Service blueprint
    Atividades pós-aula
    1. Vídeo 06 – STICKDORN, This is Service Design
    2. Vídeo 07 – MAGER, Birgit. Introduction to Service Design-What is Service Design
  • Aula 07 (24/09) Elaboração de projetos com MIRO

    MIRO

    Montagem equipes

    Escolha do projeto da equipe


    Para a próxima aula, preparar apresentação:

    1) Criar uma conta no MIRO com os elementos da equipe, mais os professores clovisnt@usp.br e umberto.felipe@usp.br

    2) Nome da Equipe e tema do projeto

    3) Apresentação do projeto com o tema, ciclo do serviço, proposta de melhoria/inovação


  • Aula 08 (01/10) Design emocional e Experiência do Usuário

    Atividade pré-aula:

     Vídeo:

    • Vídeo 09 -Don Norman: Design Emocional
    • Vídeo 10 -User Centered Design Don Norman
    • Vídeo 11 -Don Norman and his theory on emotional design
    • Vídeo 12 -Don Norman: Os Princípios do Design centrado no ser humano
    • Vídeo 13 -Don Norman: Design for the Elderly

    Atividades durante a aula
    1. Apresentação de trabalhos

    2. Atividades pós-aula
    1. Vídeo: Assistir vídeos de Shark Tank para o pitch da próxima aula


  • Aula 09 (08/10) Identificação de problema

  • Aula 10 (15/10) - Modelo de Negócios CANVAS

    Primeira versão do Modelo de Negócios (CANVAS)


    Equipes Mentor         e-mail                             whatsapp
    1 Humberto Felipe humberto.felipe@usp.br                  (12) 997851937
    2 Humberto Felipe humberto.felipe@usp.br                          (12) 997851937
    3 Marcel Simonette marceljst@gmail.com                          (11) 992743726
    4 Mario Magalhães mario.magalhaes@strategium.com.br (11) 98259 1155
    5 Paulo Oliveira         prolivera25@gmail.com                         (12) 997636968
    6 Edison Spina     spina@usp.br                                   (11) 999656462
    7 Marcel Simonette marceljst@gmail.com                         (11) 992743726
    8 Mario Magalhães mario.magalhaes@strategium.com.br (11) 98259 1155
    9 Paulo Oliveira        prolivera25@gmail.com                         (12) 997636968
    10 Humberto Felipe humberto.felipe@usp.br                         (12) 997851937
    11 Edison Spina         spina@usp.br                                         (11) 999656462


  • Aula 11 (22/10) - Canvas completo

    Preparar perguntas para a Advogada que tratará a questão da Privacidade e Proteção de Dados

  • Aula 12 (29/10) - Atendimento às equipes

  • Aula 13 (05/11) - Na pele da Advogada

  • Aula 14 (12/11) Apresentação de projetos

    Na tarefa deverão ser incluídos os vídeos dos projetos.

    Os vídeos de 3 min deverão indicar:

    Composição da Equipe

    O tema do projeto

    O problema a ser resolvido

    O Canvas do Modelo de Negócio proposto

    Evidência de participação de todos da equipe

    Indicação de contribuição do Tutor da equipe

    Verifique o conteúdo apresentado durante a disciplina e indique onde foi aplicado.

  • Aula 15 (19/11) Dinâmicas sobre vídeos Inovação em Saúde

    ATENÇÃO:

    Na aula 15 serão realizadas duas dinâmicas, em equipe, para as quais é imprescindível que cada aluno tenha visto TODOS os vídeos das demais equipes.

    As atividades serão presenciais e haverá entrega para cada uma das dinâmicas.