Curso: LOQ4233 - Gestão de Negócios 2023-2 | e-Disciplinas

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    Nesse tópico serão disponibilizadas as planilhas e outros documentos necessários à execução do projeto

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    • ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A ANÁLISE SWOT

      Prof. Dr. Humberto Felipe da Silva – USP; Adm. Miguel Valente

       

      Uma das palavras que mais se houve no mundo corporativo, hoje, certamente é o termo estratégia. Ter uma boa estratégia, traçar uma boa estratégia, ter visão estratégica, e por aí vai. Entretanto, uma coisa é usar, muitas vezes até de forma abusiva, esse vocábulo no dia a dia, outra coisa é entender seu significa e saber aplicar. De uma forma mais simplória podemos dizer que traçar uma estratégia significa desenvolver um método ou um plano para se alcançar um futuro desejado. (cont.)



    • Avaliar o mercado, estabelecer metas e determinar o que o empreendimento deve fazer para alcançá-las são ações indispensáveis no planejamento estratégico de uma empresa. Mas para que essas medidas realmente apresentem um resultado eficaz, os gestores precisam conhecer profundamente os pontos fortes e fracos do negócio e a relação que ele tem com o mercado. [...]

    • Imagine que você tenha a opção de viajar para um país novo mês que vem e vai fazer um quadro de pós e contras para tomar essa decisão. Você vai pesar fatores que dizem respeito a você, como disponibilidade de tempo, de dinheiro e aptidão física, mas também se fará sol ou chuva nesse destino, se a moeda está favorável, se há boas condições de segurança, entre diversas características que fogem do seu controle. Nas empresas, a Matriz SWOT cumpre esse papel de colocar na balança o que há de vantagem e desvantagem em uma empreitada.

    • A análise SWOT (ou matriz FOFA) é um tipo de diagrama amplamente usado nos negócios e no ensino para ajudar a conhecer os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças em uma determinada situação.

    • Se você, empreendedor(a), estudou administração, marketing ou economia em algum momento da sua vida, provavelmente já conhece bem o tema deste artigo. Agora, se você vem de uma área completamente diferente destas, pode ser que o modelo das 5 forças de Porter represente uma novidade. É possível que você até tenha ouvido falar dele nos ambientes de negócio. Mas acredite: o assunto é importante demais para se conhecer só de “ouvir falar”, e é para te informar melhor a respeito que resolvemos elaborar este texto.

    • Ao gerir ou implementar um negócio, é normal querer partir logo para a ação e deixar o planejamento estratégico em segundo plano. Mas acredite: analisar com atenção o cenário ao seu redor é fundamental para o sucesso. Assim, mesmo que você já esteja com sua jornada empreendedora em curso, conhecer e aplicar as forças competitivas de Porter pode levar a sua empresa a um novo patamar.

    • A ampla e abrangente literatura sobre planejamento estratégico e mais especificamente sobre estratégia competitiva (EC) recebeu com a publicação do livro de Michael Porter uma contribuição de fundamental importância.

      É um dos poucos modelos, ultimamente publicados, que leva a questão da EC para o locus onde efetivamente ela se desenrola, qual seja, no âmbito do mercado ou da indústria da qual a empresa faça parte.



    • O primeiro esforço de Porter para fornecer as ferramentas analíticas necessárias surgiu sob a forma do livro Estratégia Competitiva. Publicado originalmente em 1980, o livro lançou Porter na órbita dos gurus e garantiu-lhe, como consultor, uma receita da ordem de seis dígitos pelo resto da década. Seus segundo e terceiro livros, Vantagem Competitiva (1985) e A Vantagem Competitiva das Nações (1990), consolidaram sua nobre condição. Porter tornou-se uma espécie de deus para os responsáveis pelo planejamento estratégico; na década de 80 e início da de 90, seu nome era pronunciado com reverência onde quer que se discutisse estratégia, competitividade e liderança de mercado. Os executivos principais ouviam atentamente todas as suas palavras. Os candidatos a guru lançavam-lhe olhares de inveja.

    • Apertura: miércoles, 6 de septiembre de 2023, 00:00
      Cierre: viernes, 22 de septiembre de 2023, 18:00
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    Osterwald

    • Business Model Canvas: como construir seu modelo de negócio?

      Como você já sabe, uma startup é um negócio inovador desenvolvido em meio a um mercado de extremas incertezas, ou seja, um mercado novo, muitas vezes sem histórico e de pouca ou nenhuma previsibilidade. Tudo que você supor sobre seu modelo de negócios é uma hipótese! Nesse contexto, a ferramenta Business Model Canvas, ou Canvas para os íntimos, oferece uma lógica facilitada para que possamos organizar e visualizar uma ideia, mesmo em meio a tantas incertezas.

      O objetivo deste texto é aprofundar seu conhecimento sobre o Canvas e mostrar cada uma das partes que compõem o quadro para que você possa construir o seu modelo de negócios a partir dessa ferramenta. Boraa!



    • Sobre o modelo de Business Model Canvas

      O template de Business Model Canvas, também chamado de Canvas de Modelo de Negócios, projetado por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, é uma forma estratégica de organizar a estrutura do seu negócio visualmente. O modelo de Business Model Canvas possui nove componentes: complete cada um deles com post its, links, imagens e vídeos usando a ferramenta da Miro. Convide sua equipe para colaborar e encontre um formato eficiente para visualizar toda a estrutura de seu negócio.


    • O link conta com diferentes templates de Canvas que pode ser escolhido a seu gosto

    • SERVE PARA definir rapidamente o perfil de um cliente ou usuário e suas necessidades, seus desejos e as aspirações a respeito de um determinado produto.

    • oda empresa deve colocar seus consumidores no centro do produto ou serviço. Disso, você já deve saber. Mas como compreendê-lo a ponto de atender às suas necessidades? O mapa da empatia pode ajudá-lo, e muito, nessa tarefa.

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    • Apertura: miércoles, 2 de agosto de 2023, 00:00
      Cierre: domingo, 24 de septiembre de 2023, 23:59

      Arquivo Word contendo a Análise Setorial

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    Os times deverão entregar um relatório sucinto da reunião realizada na semana.

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    • A revisão de literatura é uma das partes mais importantes de um trabalho acadêmico.

      Não é por menos. Afinal de contas, é a revisão de literatura que vai fornecer o embasamento teórico para o trabalho. É a partir dela que é possível entender melhor o que já foi feito e escrito sobre o tema.

      Então, é natural que você precise dedicar tempo e esforço para fazê-la. Mas a boa notícia é que existem algumas ferramentas que podem ajudar nesse percurso.

      E nisso nós podemos te ajudar.

      Esse é um guia com todas as dicas necessárias para fazer uma boa revisão de literatura, da forma mais simples possível.

      Pega seu café e vem ver


    • Há, sobretudo, duas inquietações que atormentam os mestrandos e outros alunos que embarcam na revisão da literatura para os seus trabalhos académicos. Uma é saber exactamente em que consiste e que utilidade tem a revisão da literatura e outra é saber quando se deve concluir, ou seja, quando se sabe que já se tem o suficiente. Vamos responder a estas perguntas e, também, sugerir passos sequenciais (e algumas pistas a seguir) numa revisão da literatura bem-sucedida. 

    • Atualmente, há uma enorme demanda por revisões da literatura científica, porque elas são muito úteis para acadêmicos e pesquisadores, especialmente ao elaborarem novos projetos de pesquisa. Embora encontrar publicações a serem revistas não seja difícil, discernir quais delas têm qualidade suficiente tornou-se um grande problema. As revisões de literatura concentram o conhecimento atual em uma determinada área e examinam os pontos fortes e fracos das publicações mais recentes. 

    • Apertura: jueves, 19 de octubre de 2023, 15:30
      Cierre: jueves, 19 de octubre de 2023, 18:00

      Postagem do Relatório de Progresso das atividades realizadas em sala de aula. Horário de entrega, das 15:30 às 18 horas. A postagem deverá ser realizada pelo Capitão do Time 

      segue o modelo do Relatório. 

    • Apertura: jueves, 19 de octubre de 2023, 17:30
      Cierre: jueves, 19 de octubre de 2023, 19:00

      Postagem do Relatório de Progresso das atividades realizadas em sala de aula. Horário de entrega, das 17:30 às 19 horas. A postagem deverá ser realizada pelo Capitão do Time 

      segue o modelo do Relatório. 

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    • O Diagrama de Ishikawa foi proposto pelo japonês Kaoru Ishikawa, que foi um engenheiro de controle de qualidade, teórico da administração das companhias japonesas, que viveu entre os anos de 1915 e 1989.

    • Com certeza quando você estava comendo um peixe, você se deparou e se sentiu incomodado com sua espinha, não é mesmo? Então, por incrível que pareça, vai ser dessa espinha que vou falar durante todo esse artigo.

    • O Diagrama de Ishikawa, também conhecido com espinha de peixe ou Diagrama de Causa e Efeito. Ela é uma ferramenta de qualidade extremamente útil, pois auxilia na identificação das causas potenciais que resultam em um único defeito ou falha. Diante disso, podem-se propor as melhores ações para sanar um problema dentro de uma organização.

    • O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como espinha de peixe ou Diagrama de Causa-Efeito, é um instrumento utilizado para identificar e organizar a relação entre um determinado efeito e as possíveis causas para que o mesmo ocorra.

    • Todo sistema de gestão é composto por um conjunto complexo de atividades. Dessa forma, é comum que durante a rotina surjam diversos problemas. O complicado é que as vezes fica difícil conciliar esses problemas e o tempo que temos para resolvê-los.

    • Se você precisa decidir quais problemas vai tratar com mais urgência na empresa em que você trabalha, o Diagrama de Pareto é a ferramenta ideal para isso! Com ele, você conseguirá ter mais controle sobre as não-conformidades e assim aumentar a qualidade do processo.

      O gráfico de pareto permite uma fácil visualização e identificação das causas de um problema. A partir de uma análise de frequências das ocorrências, é possível distinguir quais devem ser as ações prioritárias da empresa e onde ela deve direcionar os seus recursos para resolver um determinado tipo de problema.


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    • O mapa da empatia é uma ferramenta simples que te ajuda a colocar o cliente no foco do seu negócio – seja ele presencial ou digital. É importante compreendê-lo a ponto de atender às suas necessidades. Mas na prática, como isso funciona? É exatamente sobre isso que vamos falar!

    • Conheça todos os pontos problemáticos, pensamentos e sentimentos

      Certifique-se de que seus clientes tenham uma experiência positiva com a sua empresa, o seu produto ou serviço. Mapas de empatia começam com quatro quadrantes definindo o que seu cliente diz, pensa, faz e sente. Ao documentar o comportamento do cliente, você e sua equipe podem identificar os pontos problemáticos do usuário, criar harmonia sobre as necessidades do cliente e desenvolver soluções. Use o Lucidspark para ajudar sua equipe a visualizar o perfil do cliente e focar no que você precisa fazer para melhorar.


    • Conheça a estratégia que permite que você alcance melhor as expectativas do cliente

    • Empatia é colocar-se no lugar do outro. É sentir o que sentiria caso estivesse na situação e nas circunstâncias experimentadas por outra pessoa. O Mapa de Empatia foi inicialmente concebido por Scott Matthews, então sócio da empresa de pensamento visual Xplane. Seu sócio na empresa, Dave Gray, incluiu a ferramenta em seu livro Gamestorming. Posteriormente, Alexander Osterwalder e Yves Pigneur ampliaram e popularizaram a solução em seu livro Business Model Generation. A Ideo, uma das principais empresas de inovação e design, também criou a sua versão do Mapa de Empatia.

    • Apertura: viernes, 10 de noviembre de 2023, 00:00
      Cierre: jueves, 16 de noviembre de 2023, 18:00
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    • Muito utilizado em metodologias Seis Sigma, o SIPOC é uma ferramenta utilizada para mapear processos. Com ele, é possível esclarecer melhor as etapas do processo, definindo e formalizando diversos fatores que impactam diretamente na execução do trabalho.

    • Fazer um SIPOC é algo bem simples e vai te ajudar bastante na hora de mapear seus processos. Porém, muitas dúvidas podem surgir durante utilização dessa ferramenta. É exatamente por isso que você está no lugar certo! Vou te ensinar o que é o SIPOC, definir suas etapas de maneira bem clara e consolidar seu aprendizado com um exemplo! Está preparado? Então vamos lá!

      Clique o link https://www.voitto.com.br/blog/artigo/como-fazer-um-sipoc para abrir o recurso.

    • Um novo processo não precisa ser complexo e super detalhado. Veja como esquematizá-lo

      Primeiramente, não se subestime. Até a menor empresa do mundo tem processos. Não importa se você produz um produto ou oferece um serviço, você tem pelo menos um processo (mesmo que ainda não saiba disso).


    • Também chamado de gráfico de procedimentos ou gráfico de processos, o Fluxograma é a representação gráfica da sequência das etapas de um processo. É uma ferramenta de documentação do processo permitindo entender de forma rápida o funcionamento do processo.


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