• Fechar

    Unidade 1: Adaptação e Integração à Vida Universitária

     Apresentação da Unidade 

    Olá! Seja bem-vindo(a) à Unidade 1 da disciplina Integra USP (Coordenadores), onde trabalharemos com questões voltadas ao tema de Adaptação e Integração à Vida Universitária. Aqui serão ofertados materiais (leituras, vídeos e atividades) para que você identifique e compreenda os cinco pilares da adaptação à vida universitária.

    Você terá a autonomia para percorrer a unidade da forma que lhe parecer mais confortável. Porém, sugerimos que siga o percurso apresentado, o qual foi desenhado para que você intercale, da forma mais produtiva, os materiais e as atividades, visando atender aos objetivos iniciais.


    ⏱️ Para completar a unidade no tempo previsto, sugerimos dedicação de: 5 horas ⏱️


    Esta unidade contará com uma atividade reflexiva, que servirá para que você reflita sobre a adaptação e integração à vida universitária dos seus alunos,  com o suporte das leituras e vídeos disponibilizados. Ou seja, você irá refletir sobre sua experiência docente e suas observações e vivências com os alunos, considerando as cinco dimensões de adaptações trabalhadas nesse módulo.

    Desejamos que você tenha uma boa experiência e que a reflexão seja relevante para seu desenvolvimento enquanto coordenador(a). 


    ✅ Objetivos 

    Ao final desta unidade, o(a) coordenador(a) deverá ser capaz de: 

    1. Descrever o processo de adaptação e integração dos estudantes às Instituições de Ensino Superior.
    2. Identificar as principais características da transição para o Ensino Superior.
    3. Identificar os facilitadores do processo de transição.


    • Considerando as cinco dimensões da adaptação (pessoal, interpessoal, carreira, estudo e institucional), conte-nos um pouco sobre a adaptação à vida universitária dos seus alunos. 

      É hora de refletir sobre você suas experiências e vivências com os alunos e intregrar os conhecimentos adquiridos até agora!

      A atividade pode ser enviada em formato Word ou PDF

      Lembre-se de colocar seu nome e número USP, por gentileza 

      😄😄😄


    • Aqui você pode postar dúvidas e/ou comentários a respeito da Unidade 1. O fórum é aberto para todos os alunos da e-disciplina, possibilitando então uma troca de conhecimentos entre vocês.