Kursthemen

  • Aula 01. Apresentação do curso

    Nesta primeira aula apresentarei o curso, sua proposta, seu plano de conteúdos a serem ministrados, seu cronograma e nosso modo de avaliação.

    24/08/2022. Aula 1. Apresentação do curso

    Link para a aula gravada

    https://drive.google.com/file/d/1x9sPfg_icA0AdwVu2cvMnhnOnmRYR8t0/view?pli=1


    Este curso é dedicado a fornecer instrumentos, do ponto de vista da psicologia, para que vocês possam atuar como Terapeutas Ocupacionais

    Ele é um curso misto, comungando atividades aulas-aovivo com aulas-gravadas, sempre acompanhadas e sustentadas por mim

     

    Apresentação

    Quadro geral do campo das Teorias do Desenvolvimento 

    A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget (revisão) 

    A teoria do desenvolvimento da pessoa (Wallon)

    As teorias psicanalíticas do desenvolvimento emocional 

    Filme: Freud, Além da Alma

    Apresentação dos fundamentos da psicanálise  

    Apresentação da Teoria do desenvolvimento emocional do ponto de vista de Freud: a teoria do desenvolvimento da sexualidade

    As teorias psicanalíticas do Desenvolvimentos pós-Freud (quadro geral)

    Winnicott e o desenvolvimento da psicanálise 

    O lugar de Winnicott na História da Psicanálise 

    Para Ler Winnicott

    Winnicott & Freud: continuidades e rupturas

    Winnicott e a sua Teoria do desenvolvimento emocional: uma teoria da dependência, uma teoria do desenvolvimento do SER

    O que é Brincar do ponto de vista da psicanálise?

    Brincar como uma atividade que tem valor expressivo (Klein)

    Brincar como uma atividade que tem valor em si mesma, pelo fato de ser feito (Winnicott)

    Brincar como fundamento dos cuidados inter-humanos 

    Aula de Finalização do Curso


    *

    Disciplina: PSA0286 - Psicologia do Desenvolvimento II

    Developmental Psychology II

     Créditos Aula:

    2

    Créditos Trabalho:

    1

    Carga Horária Total:

    60 h

    Tipo:

    Semestral

    Ativação:

    01/01/2008

    Desativação:

     

    Objetivos

    Esta disciplina tem como objetivo principal fornecer ao graduando no curso de Terapia Ocupacional a compreensão do que são as teorias do desenvolvimento do ser humano, especialmente no que se refere ao seu desenvolvimento cognitivo e socioemocional. Propõe-se, dentro do campo das Teorias do Desenvolvimento, apresentar, como continuidade da disciplina “Psicologia do Desenvolvimento I”: a teoria do desenvolvimento da pessoa (Wallon) e a teoria do desenvolvimento sócio-afetivo do ponto de vista da psicanálise (especialmente, Freud e Winnicott). Nessa direção poderemos analisar, neste contexto, a teoria da comunicação em Winnicott, que é uma teoria do brincar-com e do estar-com o outro, útil para a prática da terapia ocupacional.


     

     

    Docente(s) Responsável(eis)

    907384 – Leopoldo Fulgencio

     

     Programa Resumido

     

    1.      Introdução e quadro Geral 

             a.       O que são e para que servem as teorias do desenvolvimento?

             b.      Campos e tipos das teorias do desenvolvimento

    2.      Teorias cognitivas do desenvolvimento

             a.       O desenvolvimento cognitivo do ponto de vista de Piaget (revisão)

             b.      O desenvolvimento da pessoa do ponto de vista de Wallon  

    3.      O desenvolvimento socioemocional do ponto de vista da psicanálise

             b.      A teoria do desenvolvimento da sexualidade (Freud)

    b.    A teoria do desenvolvimento do ser (Winnicott )

    4.      A teoria da atividade de BRINCAR 

    Avaliação

    Participação nas aulas.

    Fichamentos de textos e de vídeos que são parte do programa do curso.

    FICHAMENTOS ENTREGUE AO LONGO DO CURSO

     

         

    Método

    Procedimentos docentes: Aulas expositivas e discussões com a participação dos alunos.


    Procedimentos discentes: fichamentos de textos; assistir vídeos com temas do curso.

     

    Critério

    Frequência às aulas, participação nas aulas, avaliação de fichamentos e nota obtida na avaliação do trabalho final do curso. 

    Norma de Recuperação

    Prova escrita e/ou trabalho.

     

     

    REFERÊNCIAS BÁSICAS:

     

    Bibliograficas

     

    Fulgencio, L. (2022). Teorias Psicanalíticas do Desenvolvimento. Estudo Crítico-Comparativo (Vol. 1. Origens e Consolidação). São Paulo: Blucher-FAPESP.

    Winnicott, D. W. (1971a). O Brincar e a Realidade. São Paulo: UBU, 2019.

     

  • Aula 02

    Aula 02


    31/08/2022. Aula 02. Quadro geral do campo das Teorias do Desenvolvimento 

    link para a aula gravada:

    https://drive.google.com/file/d/1art_RyTsG06pgrXM8lDdAbg1Fj8jTKSW/view


    1. “Teorias do Desenvolvimento: Aspectos Gerais”

    “Teorias Psicanalíticas do Desenvolvimento”


  • A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget

    14/08/2022. Aula 3. A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget (revisão) 

    “Teoria do Desenvolvimento Cognitivo do ponto de vista de Piaget”


  • Aula 04. A teoria do desenvolvimento da pessoa (Henri Wallon)

    21/09/2022. Aula 4. A teoria do desenvolvimento da pessoa (Wallon)


  • Aula 5. Os fundamentos da psicanálise

    28/09/2022. Aula 05. Filme: Freud, Além da Alma 

     um filme norte-americano de 1962 dirigido por John Huston, com trilha sonora de Jerry Goldsmith.


  • Aula 6. Análise dos fundaments da psicanálise

    05/10/2022. Aula 06. Apresentação dos fundamentos da psicanálise  

    Introdução ao pensamento de Freud

    Parte 1: 

    53:07 tempo

    Parte 2: 

    20:25 tempo


  • Aula 7. A teoria do desenvolvimento da sexualidade

    12/10.2022. Aula 07. Apresentação da Teoria do desenvolvimento emocional do ponto de vista de Freud: a teoria do desenvolvimento da sexualidade

    A Teoria do Desenvolvimento da Sexualidade, gravado em 30/09/2021


  • Aula 8. As teorias psicanalíticas do desenvolvimento

    19/10/2022. Aula 8. As teorias psicanalíticas do Desenvolvimentos pós-Freud 

    Parte 1 (35:19): 

    Parte 2 (43:10): 

     


  • Aula 9. Winnicott e o desenvolvimento da psicanálise

    26/10/2022. Aula 9. Winnicott e o desenvolvimento da psicanálise 

    O lugar de Winnicott na História da Psicanálise 

    Para Ler Winnicott

    Parte 1. Para ler Winnicott:                00:54:00

    Parte2 . Para ler Winnicott: 

                                       01:24:00

     

    Winnicott & Freud: continuidades e rupturas

    Vídeo complementar: para assistir como aprofundamento

    “Winnicott e Freud: continuidades, desenvolvimentos e rupturas” 


  • aula 10. A teoria do desenvolvimento do SER

    02/11/2022. Aula 10. Winnicott e a sua Teoria do desenvolvimento emocional: uma teoria da dependência, uma teoria do desenvolvimento do SER

    Winnicott e o Desenvolvimento do SER. Visão de Conjunto

    1:23:46


  • Aula 11. O que é Brincar do ponto de vista da psicanálise? I


    09/11/2022. Aula 11.

    Brincar como uma atividade que tem valor expressivo (Klein) e Brincar como uma atividade que tem valor em si mesma, pelo fato de ser feito (Winnicott)

    Winnicott, Donald Woods. (1953c). Objetos Transicionais e Fenômenos          Transicionais O Brincar & a Realidade (pp. 13-44). Rio de Janeiro: Imago    Ed., 1975.

               


  • Aula 12. O que é Brincar do ponto de vista da psicanálise? II

    16/11/2022. Aula 12. 

    Brincar como fundamento dos cuidados inter-humanos 

     

    Winnicott, D. W. (1971a). O Brincar e a Realidade. São Paulo: UBU, 2019.

                              https://youtu.be/PaS7_xEs82o