Kursthemen

  • Informações por Turmas

  • Prova de Recuperação (21/07)

    Hervorgehoben

    Observações:

    - Início 15:00

    - Prova individual - em função da necessidade de preparar as bancadas para a prova os alunos deverão se inscrever pelo Stoa utilizando o Link abaixo.

    - Em princípio, a duração da prova será de 100 minutos (60 minutos na bancada + 40 minutos na mesa). Caberá a cada professor responsável pela prova de sua turma atribuir um período adicional de 20 minutos ou não.

    - Conteúdo: todas experiências (Exp 1  ~10);

    - Permitido: uso de calculadora científica (proibido uso de celulares ou smartphones)

    - Consulta a formulário manuscrito em folha A4 caso permitido pelo seu professor.


    Inscritos:

    - Bruno Haruki Oyama (9350115 )

    - Tamilyn Tanaka (9373312)  

    - Gabriel de Melo Andrade Ribeiro (9349610)

    - Victor Scavone (9036862)

    - Victor Shigueo Monteiro Kinsui (891106)

    - Rafael Takahace Rodrigues (9349670)


  • Prova Substitutiva (30 Junho - 14 hs)

    Observações:

    - Os que irão fazer a prova substitutiva deverão se inscrever via Stoa até o dia 20/6. Devem anexar um documento que justifique a falta.

    - Prova individual;

    - Em princípio, a duração da prova será de 100 minutos (60 minutos na bancada + 40 minutos na mesa). Caberá a cada professor responsável pela prova de sua turma atribuir um período adicional de 20 minutos ou não.

    - Conteúdo: todas experiências (Exp 1  ~10);

    - Permitido: uso de calculadora científica (proibido uso de celulares ou smartphones)

    - Consulta a formulário manuscrito em folha A4 caso permitido pelo seu professor.


    LIsta de alunos inscritos para a Prova Substitutiva:

    1. Bruno Henrique da Silva, No USP 8038560,                                    T14
    2. Lucas de Santana Scocca. No. USP 9349012,                                  T05
    3. Guilherme Augusto de Souza Medeiros No. USP 9381256,          T13
    4. Natasha Akie Yaguiu Knorst No. USP 8680199                                T07
    5. Leonardo de Sousa Vilela No. USP 9347240                                     T03
    6. Arthur Kenzo Motinaga Sato No. USP 7700786                                T13
    7. Lucas Mafra Juliano Barros No. USP 8993347                                   T14
    8. Richard Reshef No. USP 7630872                                                        T05


  • P2 Segunda Avaliação - 14/7 a 17/6

    Observações:

    - Prova individual  em uma das turmas conforme divisão realizada anteriormente.

    - Duração total 100 minutos (60 minutos na bancada + 40 minutos na mesa)

    - Conteúdo: todas experiências com ênfase nas Experiências 5 a 10

    - Permitido: uso de calculadora científica (proibido uso de celulares ou smartphones)

    - Consulta a formulário manuscrito em folha A4 caso permitido pelo seu professor.

    - Lembrar que o peso da P2 é 60% da média das provas


    Tópicos relevantes:

    - resposta em frequência.

    - comportamento de circuitos de 1a ordem (RC, RL, CR, LR) e 2a ordem (RLC série  e paralelo)

           - no transitório

           - em regime permanente senoidal

           - parâmetros importantes:  constante de tempo, fator amortecimento, frequência de corte, frequência de ressonância, frequência amortecida (wd), fator de mérito (Q)).

    - comportamento de elementos reativos (Indutor e Capacitor)

           - modelo ideal

           - modelos considerando perdas 

           - comportamento do módulo da impedância

           - comportamento da fase

           - autoressonânicia


    Atenção para não confundir valor medido com valor teórico (calculado).  

           

  • Apresentação de Projeto (7-10 junho)

    As apresentações serão no próprio laboratório no mesmo horário de aula.

    • 7h30 ~ 9h   as equipes poderão fazer os ajustes finais do projeto.
    • 9h ~ 11h    avaliação

    Avaliação da Apresentação:

    • Cada projeto deverá ser avaliado por pelo menos  três professores/especialistas.
    • Os itens de avaliação serão os seguintes:
           -  montagem

           -  medições de grandezas elétricas:  DC (tensão e corrente),  AC (tensão),  Frequência / Período, Defasagem e Impedância

           -  Funcionalidade / Usabilidade

           -  Arguição (respostas às perguntas dos avaliadores)

  • Aulas de Reposição - 10/6 (13 ~ 17hs)

    Os interessados devem se inscrever enviando mensagem pelo Stoa.

    Informar a Turma e a experiência.

    Leopoldo / Bete

  • Projeto do Curso - Multímetro Digital Microcontrolado

    Ao longo do semestre vocês vão aplicar conhecimentos adquiridos nas aulas de Teoria e no Laboratório de Circuitos Elétricos para transformar o FRDM-KL25Z  num Multímetro Digital.  

    As tarefas serão distribuídas ao longo do semestre, com prazos de entrega de uma ou duas semanas, em geral. As instruções para cada tarefa serão colocadas no Stoa ao menos uma semana antes da data de entrega.

    Ao final do semestre, serão construídos programas para medir:

    •        Tensões e correntes DC;
    •        Tensões e correntes AC (valor eficaz verdadeiro);
    •        Frequência;
    •        Defasagem;
    •        Resistência;
    •        Impedâncias de modo geral.


  • Experiência 10 - Modelos de indutores e capacitores (31 maio a 3 junho)

    Esta experiência tem por objetivo determinar modelos com parâmetros invariantes na frequência para representar elementos passivos de circuitos elétricos, com ênfase em indutores e capacitores.Na experiência serão medidas as impedâncias de um indutor e de um capacitor em uma grande faixa de frequências, com o uso do gerador de funções e do osciloscópio. A partir das medidas, serão propostos modelos para o indutor e o capacitor.

  • Experiência 09 - Redes de segunda ordem (17-20 maio)

    1-      Objetivos

    ·         Estudar a resposta transitória e permanente de circuitos de segunda ordem.

    ·         Determinar experimentalmente fator de amortecimento, frequência amortecida e frequência de ressonância de circuitos de segunda ordem.

    ·         Estudar o efeito de batimento amortecido em circuitos de segunda ordem.


  • Experiência 08 - Redes de primeira ordem (3-6 maio)

    Objetivos

    • Analisar o comportamento Circuitos RC e RL de 1.ª ordem com resposta natural, forçada e em regime permanente. 
    • Estudar a constante de tempo de descida e subida em circuitos RC e RL.
    • Aplicar o circuito RC para implementar um gerador de onda quadrada.


    Aviso:  a data limite para entrega do Relatório de Projeto - Etapa 2 é 7/Maio.


  • Experiência 07 - Resposta em frequência (26-29 abril)

    Objetivos:
    • Estudar a resposta em frequência em redes passivas RC e RLC.
    • Identificar indicadores de qualidade da resposta destes circuitos analisando  frequência de corte e índice de mérito.
    • Analisar a resposta em frequência de um multímetro digital portátil.

    Atenção:  Esta experiência requer uma preparação do aluno. As expressões teóricas das respostas em frequência (módulo do ganho e fase) devem ser simuladas utilizando o computador. Levantar as curvas teóricas previamente agilizará muito a realização dos procedimentos no Laboratório durante as experiências. Sem o preparo a experiência se tornará  MUITO LONGA com certeza !!!


    Aviso:  Encontra-se disponível os documentos com as  descrições das Atividades 2, 3 e 4  do Projeto !!



  • Experiência 06 - Simulação de circuitos elétricos com MULTISIM (12-15 abril)

    Objetivos:

    •         Aprender a usar um simulador de circuitos;
    •         Usar o simulador para entender o funcionamento de um amplificador operacional ideal;
    •          Aplicar leis de Kirchhoff para resolver circuitos com operacionais ideais.

     INSTALAÇÃO DO MULTISIM

    Recomendamos que todos os alunos instalem o MULTISIM nos próprios computadores.  Será importante não somente para a Experiência 6, mas vocês poderão realizar previamente simulações dos circuitos  que serão vistos nas próximas experiências.

    Versão Trial (30 dias): 

    Uma versão de demonstração completa do Multisim pode ser obtida no seguinte link:

    http://www.ni.com/multisim/try/pt/

    Versão Acadêmica: 

    A USP possui uma licença acadêmica para produtos da NI Instruments, incluindo o Multisim e o LabView. 

    Conexão VPN:

    Para obter a licença acadêmica do Multisim é necessário criar uma conexão VPN (o seu computador aparecerá para o servidor de licença da National Instruments com um IP da USP). Acesse o seguinte link: http://cetisp.sti.usp.br

    Entre na aba "Atendimento", depois "Faq/Tutoriais",  selecione. VPN  e siga as instruções.

    • Instalação do Multisim:

    Acessar o link: http://www.lsi.usp.br/labview/indexcds.html e siga as instruções.

    • Ajuda para ativação do Multisim:
    Acessar o link: http://www.lsi.usp.br/labview/faq.html

  • Experiência 05 - Medições de Sinais Elétricos com Microcontrolador (5-8 abril)

    Objetivos:

    - Adquirir conhecimentos básicos para utilizar o Kit NXP Freedom (FRDM-KL25Z

    - Verificar quais são suas interfaces e como programá-lo;

    - Fazer aquisição de, gerar e tratar sinais DC e AC.


    Atenção:  cada grupo deve trazer um cabo USB mini B.



  • Primeira Avaliação - P1 (15-18 março)


    • Prova individual
    • 60 minutos (parte prática) + 40 minutos (conclusão)
    • Conteúdo: experiências 1 ~ 4
    • Peso: 40% da média de prova

  • Experiência 04 - Análise de sinais senoidais e fasores (8-11 março)

    Objetivos 

    Esta experiência é dividida em três blocos, com objetivos distintos. 

     Na primeira parte, pretende-se estimar o módulo da impedância de um capacitor e verificar como ele varia com a frequência. Para atingir esse objetivo, são realizadas medidas de tensão e corrente com multímetros, em um circuito RC série. Nesta parte, também se verifica se a resistência e a capacitância permanecem constantes ou se variam com a freqüência. 

     Na segunda parte, usa-se o osciloscópio para medir as amplitudes e fases das tensões no gerador, no resistor e no capacitor. A tensão medida no gerador é comparada à soma das tensões medidas no resistor e no capacitor, com o objetivo de validar a segunda lei de Kirchhoff. 

     Na última parte, as amplitudes e a defasagem entre tensão e corrente permitem a determinação da impedância do capacitor e sua representação fasorial nas notações polar e cartesiana. Usa-se o conceito de resistor shunt para estimar a corrente que passa no capacitor.   

  • Experiência 03 - Comportamento de elementos reativos (1-4 março)

    Objetivos da experiência

    ·         Compreender o comportamento de componentes passivos (capacitor e indutor), em especial em relação à frequência.

    ·         Explorar funcionalidades adicionais do osciloscópio, incluindo o significado dos modos de operação do gerador de funções.

    Sobre o Projeto

    Ao longo do semestre vocês vão aplicar conhecimentos adquiridos nas aulas de Teoria e no Laboratório de Circuitos Elétricos para transformar o FRDM-KL25Z  num Multímetro Digital.  

    As tarefas serão distribuídas ao longo do semestre, com prazos de entrega de uma ou duas semanas, em geral. As instruções para cada tarefa serão colocadas no Stoa ao menos uma semana antes da data de entrega.

    Ao final do semestre, serão construídos programas para medir:

    ·        Tensões e correntes DC;

    ·        Tensões e correntes AC (valor eficaz verdadeiro);

    ·        Frequência;

    ·        Defasagem;

    ·        Resistência;

    ·        Impedâncias de modo geral

    Em 2015 tivemos muitos projetos excelentes. Durante esta semana colocaremos no Stoa documentos detalhando as atividades de projeto. AGUARDEM !!!


    Documentos de Referência:

  • Experiência 02 - Medição de Grandezas Elétricas (23-26 fevereiro)

     Objetivos

    ·       -  Analisar o comportamento de circuito constituído de elementos resistivos e alimentado por uma fonte alternada.

    ·       -  Aprender a medir tensão, corrente e potência de sinais alternados utilizando osciloscópio e gerador de funções;

    Atividades

    Nesta experiência você aprenderá a utilizar dois equipamentos fundamentais no desenvolvimento de sistemas eletrônicos: o osciloscópio e o gerador de sinais. Além disso, vamos observar e analisar o comportamento de circuito com elementos resistivos, quando alimentado com uma fonte alternada.

    As atividades consistirão de dois tópicos:

    ·    Operações básicas do osciloscópio

    ·    Medição de tensão, corrente e potência;

    A primeira atividade refere-se ao aprendizado de operação do equipamento. Devem ser anotados os detalhes de procedimentos de medição e observação, com o intuito de auxiliar o entendimento dos assuntos.

    A segunda atividade refere-se à aplicação do aprendizado referente aos equipamentos para a análise de um circuito com elementos resistivos alimentados com uma fonte alternada. Os procedimentos e os dados coletados deverão ser incluídos no relatório.

    Preparação

    • Estudar  os conceitos teóricos referentes às grandezas elétricas em DC e AC
    • Pesquisar as funcionalidades do osciloscópio que serão utilizadas na experiência
    •  Fazer os ajustes necessários no template de modo a facilitar a elaboração do Relatório.



  • Experiência 01 - Instrumentação Laboratorial (16-19 fevereiro)

    1. Objetivos da experiência

    O objetivo principal da primeira experiência é a familiarização com alguns dos principais equipamentos que serão utilizados no Laboratório de Circuitos Elétricos, bem como introduzir os procedimentos laboratoriais para realização de montagens e medições de grandezas elétricas. O seguintes tópicos serão desenvolvidos:


    • Manuseio de equipamentos: multímetro digital, osciloscópio, fonte de tensão e gerador de sinais;
    • Procedimentos para a montagem de circuitos em protoboard;
    • Aprendizado de principais funções dos equipamentos e as suas limitações; 
    • Conceitos de incertezas instrumentais.

    2. Preparação

    A preparação prévia será essencial para que a experiência seja executada satisfatoriamente dentro do período de aula. Vocês devem ler as apostilas de Introdução Teórica, Guia Experimental, Documentos de Referência e Anexos.


    3. Relatório

    Ao final da experiência cada grupo deverá entregar o Relatório com os dados experimentais, descrição dos procedimentos e análise dos resultados. É disponibilizado um "template" do relatório em Word, que pode ser utilizado para auxiliar a elaboração do relatório. Vocês deverão trazer o template impresso para a aula.


    Documentos de Referência:

    Os seguintes documentos devem ser estudados antes do laboratório: