Programação

  • Olá.
    Iniciaremos nossas atividades dia 25/08, quinta-feira, 8:00hs, no Instituto de Psicologia da USP, sala 28.
    Animada com a possibilidade de ministrar essa disciplina mais uma vez.
    abraços
    adriana

  • aula 1 - 25/08

    Psicologia, Nutrição e Alimentação - Questões endereçadas à psicologia.


  • aula 2 01/09

    (1) Trazer um texto escrito (um parágrafo, uma página...) inspirado nos conteudos, nas discussões e questões da primeira aula. 

    (2) ler: carta-luta

    MACHADO, Adriana Marcondes. Uma carta-luta aos que atuam na educação e na saúde. In Ceccim, Ricardo Buig; Freitas, Cláudia Rodrigues (Orgs). Fármacos, remédios, medicamentos: o que a Educação tem com isso? Porto Alegre: Rede Unida, 2021. (pp. 315-324). DOI: 10.18310/9786587180298

    LINK - https://editora.redeunida.org.br/project/farmacos-remedios-medicamentos-o-que-a-educacao-tem-com-isso/

    (3) Situação reflexiva  - a ser apresentada por um dos grupos

  • aula 3 - 15/09

    (1) apresentação e discussão - dizeres que recepcionam no curso de Nutrição

    (2) Situação reflexiva - a ser apresentada por um dos grupos.

    (3)  BEZERRA, B. O normal e o patológico: uma discussão atual. In: Sousa, A. N.; Pitanguy, J. Saúde, Corpo e Sociedade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.


    Iniciaremos, durante a aula, momentos de escrita e de discussão da construção de um caderno coletivo de cada grupo. Os grupos, além organizarem a apresentação de uma situação cotidiana para refletirmos em aula, também construirão esse caderno coletivo (a ser apresentado ao final do curso). Importante ressaltar que os grupos possibilitam maior proximidade entre vocês para acompanharem e cuidarem do que vai ocorrendo com cada pessoa durante o semestre. 




  • aula 4 - 21/09

    segunda aula de discussão do texto de Benilton Bezerra sobre O normal e o patológico.

    (1) discussão do texto

    (2) Situação reflexiva - a ser trazido por um dos grupos

    (3) Caderno coletivo



  • aula 5 - 29/09

    Video - solitário anônimo (18 minutos)  

    https://www.youtube.com/watch?v=uTZEDtx8noU

    (1) produção de perguntas e a existência de falsos problemas. 

    Construção de atividade grupal de discussão do documentário (levantamento de questões)

    (2) conversa em pequenos grupos

    (3) socialização das conversas

    (4) discussão do caderno coletivo

  • aula 6 - 06/10

    Tema - transferência

    (1) situação reflexiva que iria ser apresentada no dia 29/09

    (2) construção de questões sobre transferência (a partir da leitura do Texto A Tranferência - sugiro introdução, cap 1 e 2 - páginas 8 a 26. Mas dêem uma olhada nos capítulos, se algo mais interessa) 

    (3) intervalo

    (4) vinda de Paula Fonseca (psicanalista que conversará conosco sobre transferência)

  • aula 7 - 13/10

    Caras

    Gostaria de propor para dia 13 de outubro, próxima aula, uma aula assíncrona - não presencial, sem minha presença, entre vocês, realizada onde quiserem.

    assim haverá tempo de trabalharem no (1) caderno reflexivo e (2) em leituras:

    (1) - CADERNO COLETIVO -  tempo para se encontrarem nos pequenos grupos, conversarem sobre as aulas e textos, irem decidindo o que inserir no caderno e como construí-lo. Lembrando: esse caderno pode ser criado da forma como quiserem e será apresentado a todas. Hoje, pensei: podem inserir coisas da situtação reflexiva se acharem pertinente.

    (2) - TEXTOS - tempo para, também, reler e ler o que não leram, ver o que não viram, organizar os estudos.

    QUANTO À SITUAÇAO REFLEXIVA - o grupo que iria apresentar na semana que vem, apresenta mais ao final do curso. Faleremos disso na próxima aula. 

    PORTANTO  - dia 13: trabalhar no caderno reflexivo e, durante a semana, atualizar leituras 

    Tomara essa minha decisão coincida com a avaliação de vocês: a necessidade de um tempo para ler, aterrissar, pensar, registrar, conversar sobre o caderno. 

    (colocarei para a próxima aula o material que usaremos para conversar sobre os tais  transtornos)




  • aula 8 - 20/10

    Trantornos alimentares: assitir um pequeno vídeo e ler um artigo

    FARAHL, MARISA HELENA; MATE, CECÍLIA HANNA - Uma discussão sobre as práticas de anorexia e bulimia como estéticas de existência. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 4, p. 883-898, out./dez. 2015.

     VÍDEO Christian Dunker – Transtornos alimentares - anorexia / bulimia


  • aula 9 - 27/10

    sobre a EXPERIÊNCIA - Texto de Larrosa Bondia


    (1) TEXTO: Notas sobre a experiência e o saber de experiência

    BONDIA, Jorge LarrosaNotas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.19, pp.20-28.

    (2) Situação reflexiva




  • Duas últimas aulas

    Nas aulas de 3/10 e 10/10 -  Socialização e discussão dos cadernos 

    Apresentação dos cadernos - 3 grupos em cada aula 


    SOBRE TRABALHO FINAL - duas partes

    A partir da experiência na disciplina e do percurso de discussões realizadas, escolher um(a) destinatário(a) para o(a) qual escreverá um texto endereçado (carta) sobre essa experiência e esse percurso. O (a) destinatário(a) pode ser uma pessoa, um objeto, um verbo, um substantivo...

    (depois de terminada a carta, informar a nota escolhida como fruto de auto avaliação)