Topic outline
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SEJAM BEM-VINDAS(OS) AO AMBIENTE VIRTUAL DA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA!
Nossa primeira aula será dia 18/08, quinta-feira. As aulas de Fundamentos de Matemática e Fundamentos de Ciências serão intercaladas e em período cheio das quintas-feiras à noite. Começaremos com Fundamentos de Matemática. Na semana seguinte, a aula será de Fundamentos de Ciências. E assim por diante.Um ótimo semestre para nós!
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Referência:
SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Bolema-Boletim de Educação Matemática, v. 13, n. 14, p. 66-91, 2000.
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Na aula 1, exploramos alguns retângulos da tabela encontrada na página 69 do texto. Após ler o texto e tentar compreender os diferentes ambientes de aprendizagens propostos pelo autor Ole Skovsmose, considere novamente essa mesma tabela.
Em duplas ou trios, escreva algumas de suas características e encontre padrões (regularidades) nela contidos.
Apenas um integrante do grupo deve postar a atividade até o final do dia 29 de agosto. Não esqueça de inserir no trabalho o nome dos integrantes do grupo.
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Referência:
COSTA JUNIOR, José; MONTEIRO, Carlos Eduardo; CAVALCANTE, Nahum Isaque. Perspectivas teóricas sobre o Letramento Estatístico . In: Letramento Estatístico: Explorando dimensões criticas com licenciandos em matemática. 1. ed. Campina Grande: Editora da Universidade Federal de Campina Grande, 2021. cap. 1, p. 15-29. ISBN 9786586302493. E-book (84p.).
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Um dos colegas da dupla ou trio, até dia 19 de setembro, deve fazer a postagem pelo grupo. Não esqueça de inserir o nome dos colegas no corpo do trabalho.
Tarefa:
Após realizar a leitura do texto "Perspectivas teóricas sobre o letramento estatístico", liste algumas relações que podem ser estabelecidas entre esse texto e o já lido "Cenários para investigação". Essas relações a serem listadas não podem versar sobre sua opinião a respeito dos textos, mas, sim, elucidar sobre a teoria discutida pelos autores.
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Leitura complementar
Referência:
GRANDO, R. C. Concepções quanto ao uso de jogos no ensino de matemática. Revista de Educação Matemática, v. 10, p. 45-52, 2007.
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Referência do texto:
ECKHARDT, C. A. Contas de “vai um” e “pedir emprestado”: em busca de um conhecimento-emancipação”. Revista de Educação Matemática – RS, ano 5, n. 5, p. 68-78, 2003.
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Acesse este site para explorar o material dourado de modo virtual.
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Escolha uma conta de subtração ou adição em que os números envolvidos tenham 3 ordens e que ocorra o "pedir emprestado" ou o "vai 1".
Mostre, por meio de desenhos e registros escritos, como seria essa resolução utilizando o material dourado. O processo todo deve ser explicado e explicitado, incluindo o significado de "vai 1 " ou "pedir emprestado", de acordo com a operação escolhida. Você pode postar um arquivo do power point, word, padlet, ou um vídeo explicativo.
Um integrante do grupo deve postar a tarefa.
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Textos citados pelo doutorando João Paulo Godoy.
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Vídeo mostrado pelo doutorando João Paulo Godoy na aula de hoje.
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Referência
NUNES, Terezinha. Criança pode aprender frações. E gosta! In: GROSSI, E. (Org.) Por que há ainda quem não aprende? A teoria. Petrópolis: Vozes, 2003.
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Orientações para a construção do frac-soma.
Cada aluno(a) deve construir o seu frac-soma e trazê-lo para a aula. A tarefa será validada em aula.
NÃO é uma construção do grupo, mas, sim, individual.
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O grupo deve decidir qual ou quais de seus integrantes lerão os capítulos abaixo. O grupo deve produzir uma lista de ideias importantes de cada texto. Não precisa postar tal lista aqui no moodle. A lista precisa ser acessada facilmente pelo grupo em aula.
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STANCANELLI, Renata. Conhecendo Diferentes Tipos de Problemas. In: SMOOLE, Katia; DINIZ, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artimed, 2001. cap. 6, p. 103-120. ISBN 857307761-1.
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CAVALCANTE, Claudia. Diferentes formas de Resolver Problemas . In: SMOOLE, Katia; DINIZ, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artimed, 2001. cap. 6, p. 121-149. ISBN 857307761-1.
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O trabalho final da disciplina consistirá de uma produção textual, em grupo, a respeito de conceitos da educação matemática crítica e o planejamento de uma atividade pedagógica que levem em consideração tais conceitos escolhidos pelo grupo.
Para esta entrega de tarefa, o grupo deve retomar a leitura do texto "Cenários para investigação", de Ole Skovsmose, e indicar, em um parágrafo, que ideias importantes destacaria neste texto que poderiam ser utilizadas para elaborar uma atividade pedagógica para os Anos iniciais do Ensino fundamental. Ainda não é necessário planejar a atividade e nem escrever o texto teórico. Escrevam um parágrafo para registrar ideias importantes do texto e possíveis vínculos com atividades. Entrega até dia 9 de novembro, ao meio-dia.
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Lembretes para a aula:
- Trazer os quatro (4) problemas formulados em grupo para a aula (convencional, com mais de uma solução Problema, com excesso de dados e de lógica).
- Cada integrante do grupo deve trazer duas embalagens, sendo que uma delas não pode ser um prima reto de base retangular (caixinha).
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Convidamos todas(os) alunas(os) da disciplina a participar do evento de Etnomatemática "Ubiratan Incomensurável" das 14h as 18h. Sua participação é importante!
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O trabalho final da disciplina consistirá de uma produção textual, em pequeno grupo (o mesmo das tarefas), a respeito de conceitos da educação matemática crítica (EMC) e o planejamento de uma atividade pedagógica que leve em consideração tais conceitos escolhidos pelo grupo voltada para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Os textos-base para a escolha de conceitos da EMC são os postados abaixo. Outros cuja fundamentação teórica seja a EMC podem ser lidos a partir de uma busca em periódicos de revistas científicas, como Bolema, Revista Paranaense de Educação Matemática, Perspectivas da Educação Matemática e revistas publicadas pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática.
As orientações sobre a formatação do texto estão no arquivo abaixo.
O texto deve ter, no mínimo, 6 páginas. A parte do trabalho que se refere às reflexões teóricas devem compor, pelo menos, 4 páginas. As outras páginas se destinarão à descrição da atividade pedagógica que contempla alguns dos conceitos explorados na parte teórica. Para tal descrição, apresente as ações dos alunos e do professor, os objetivos de aprendizagem, entre outros aspectos que julgarem importantes.
Entrega até dia 16 de dezembro.
Critérios avaliativos: clareza e coesão na escrita, profundidade teórica, clareza e criatividade na descrição da atividade planejada, relação explícita entre as ideias teóricas e a atividade proposta, atendimento ao que foi solicitado. -
Use este arquivo para escrever o texto. Não mude a formatação dele.
Qualquer dúvida entre em contato.
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Referência:
SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Bolema-Boletim de Educação Matemática, v. 13, n. 14, p. 66-91, 2000.
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Referência:
SKOVSMOSE, O. Preocupações de uma educação matemática crítica. In: FÁVERO, M. H.; CUNHA, C. (Org.). Psicologia do Conhecimento: o diálogo entre as ciências e a cidadania. Brasília: UNESCO, Universidade de Brasília, Liber Livros Editora, 2009. p. 101-114.
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Não haverá encontro presencial no dia 15 de dezembro. A entrega do texto de autoavaliação, até o dia 15 de dezembro, contará como presença na aula do mesmo dia, desde que atendidas as orientações contidas no documento.
Clique no link da tarefa para acessar o documento com as orientações. Você pode usar o próprio documento para a redação de sua autoavaliação.
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Seguem as notas da disciplina.