Tópico Nome Descrição
Pré-aula Arquivo CADERNO DE APOIO - Estudantes da Feusp
Arquivo Apresentação do curso
Arquivo Programação provisória turma de 3a. feira
Arquivo Programação da turma de 5a. feira
Aula 1 Arquivo LEITURA BÁSICA

AZANHA, José Mario Pires Uma reflexão sobre a Didática. 3º Seminário A Didática em questão. Atas, v.I, 1985, p. 24-32. 

Obs.: Na leitura, atentar-se para: a natureza da Didática; a concepção de método; a concepção de caráter relativo do método; as definições de "saber que", "saber como" e "saber fazer".

URL MATERIAL COMPLEMENTAR (Vídeo)

"Ensinar e Aprender: nem tudo depende da didática" - Maria Teresa Eglér Mantoan

Arquivo Apresentação geral do curso
Aula 2 Arquivo LEITURA BÁSICA

MARTINS, P. L. O. As formas e práticas de interação entre professores e alunos. In: VEIGA, I. P. A. Lições de Didática. Campinas: Papirus, 2006, p. 75-100.

URL MATERIAL COMPLEMENTAR (Videoaula)

"Correntes pedagógicas do século XX"

Arquivo SUGESTÃO: Leitura

DUBET, François. Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor. Entrevista concedida a Angelina Teixeira Peralva e Marilia Pontes Sposito.Revista Brasileira de Educação Rio de Janeiro, n. 5 e 6, p. 222-231, 1997.

URL FILME: Sociedade dos Poetas Mortos (excerto 1, "carpe diem")

Obs.: Assistir o vídeo acima e atentar para: o papel do professor; o papel do aluno; e a relação com o conhecimento. Qual a tendência que aparece mais explicitada no excerto?

URL FILME: Sociedade dos Poetas Mortos (excerto 2, "poesia")

Obs.: Assistir o vídeo acima e atentar para: o papel do professor; o papel do aluno; e a relação com o conhecimento. Qual a tendência que aparece mais explicitada no excerto?

URL DOCUMENTÁRIO: Summerhill, Reggio Emilia e Self knowledge

Obs.: Assistir o vídeo acima e atentar para: o papel do professor; o papel do aluno; e a relação com o conhecimento. Qual a tendência que aparece mais explicitada no excerto?

URL DOCUMENTÁRIO: Los caracoles

Obs.: Assistir o vídeo acima e atentar para: o papel do professor; o papel do aluno; e a relação com o conhecimento. Qual a tendência que aparece mais explicitada no excerto?

URL REPORTAGEM: Escola Amorim Lima

Obs.: Assistir o vídeo acima e atentar para: o papel do professor; o papel do aluno; e a relação com o conhecimento. Qual a tendência que aparece mais explicitada no excerto?

URL REPORTAGEM: Escola Campos Salles

Obs.: Assistir o vídeo acima e atentar para: o papel do professor; o papel do aluno; e a relação com o conhecimento. Qual a tendência que aparece mais explicitada no excerto?

Aula 3 Arquivo LEITURA BÁSICA

CHARLOT, B. Enquanto houver professores. Os universais da situação de ensino. Relação com o saber, formação de professores e globalização. Porto Alegre: Artmed, 2005, p.75-87.

Arquivo MATERIAL COMPLEMENTAR

CANÁRIO, R. Escola: crise ou mutação? A escola tem futuro? Das promessas às incertezas. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 11-50.

URL MATERIAL COMPLEMENTAR (Videoaula)

Os desafios da escola contemporânea

Arquivo SLIDES - aula 3
URL Bernard Charlot - pesquisador e professor

Relação professor-aluno: entrevista com o professor Bernard Charlot | Revista Educação

Aula 4 Arquivo LEITURA BÁSICA

YOUNG, M. Para que servem as escolas? Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 101, p. 1287-1302, set./dez. 2007.

URL COMENTÁRIO - Bernard Charlot

Educação: debates contemporâneos - Bernard Charlot


Arquivo SLIDES - aula 4
Arquivo LEITURA COMPLEMENTAR

BRASIL. Currículo: conhecimento e cultura. Brasília: MEC/SED, ano XIX, no. 1, abril, 2009.

URL MATERIAL COMPLEMENTAR (Videoaula)

Demandas sociais, escolas  e currículo - Parte 1

URL MATERIAL COMPLEMENTAR (Videoaula)

Demandas sociais, escola e currículo - Parte 2

Aula 5 Arquivo LEITURA BÁSICA

ROAZZI, A., ALMEIDA, L. S. Insucesso escolar: insucesso do aluno ou insucesso do sistema escolar? Revista Portuguesa de Educação, vol. 1 n.2, 1988, p. 53-60.

Arquivo LEITURA COMPLEMENTAR

ARROYO, M. Fracasso-sucesso: o peso da cultura escolar e do ordenamento da educação básica. Em Aberto, Brasília, ano 11, n.53, jan./mar. 1992

Arquivo SLIDES - aula 5
URL MATERIAL COMPLEMENTAR (Videoaula)

Perspectiva do fracasso escolar

Aula 6 Arquivo LEITURA BÁSICA

AQUINO, J. G. A indisciplina e a escola atual. Rev. Fac. Educ. Vol. 24, n. 2, São Paulo July/Dec. 1998.

Arquivo LEITURA COMPLEMENTAR

CHAMLIAN, H. A disciplina: uma questão crucial da Didática. In: CASTRO, A. D. CARVALHO, A. M. P. (orgs.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira/Thomson Learning, 2001, p. 75-93

Arquivo SLIDES: aula 6
Aula 7 - Semana da Educação URL FILME: "Entre os muros da escola"

  • Este filme tem como objetivo fomentar as discussões que tivemos e teremos em sala de aula. Nesse sentido, busque relacionar as situações do cotidiano escolar mostradas no filme com as leituras teóricas de nossa disciplina. Alguns temas para observação são: abordagem do professor; fracasso; indisciplina; concepção de conhecimento; e práticas de avaliação.

URL MATERIAL COMPLEMENTAR (Blog)

WELLEN, Héricka. “Entre os muros da escola”: um reflexo sobre o que está fora dela. 

Arquivo MATERIAL COMPLEMENTAR (Resenha)

"Entre os Muros da Escola" de Glenda Miranda Moura

Arquivo Programação da Semana da Educação
Aula 8 Arquivo LEITURA BÁSICA

BORGES et al. Reflexões sobre a inclusão, a diversidade, o currículo e a formação de professores. ANAIS DO CONGRESSO MULTIDISCIPLINAR, 2013.

Arquivo LEITURA COMPLEMENTAR

CANDAU, Vera. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v.11, n.2, pp. 240-255, Jul/Dez 201.

Aula 9 Arquivo LEITURA OBRIGATÓRIA

SANTOS, L. A construção do currículo: seleção do conhecimento escolar. BRASIL. Currículo, conhecimento e cultura. Brasília: MEC/SED, ano XIX, no. 1, abril, 2009, p. 10-14. Série "Um salto para o futuro".

Arquivo LEITURA COMPLEMENTAR

LOPES, A. C. Conhecimento Escolar: processos de seleção cultural e de mediação didática. Educação e Realidade, vol. 22, n. 1, p. 95-112 jan./jun. 1997.

Arquivo SLIDES: aula 9
Aula 10 Arquivo LEITURA OBRIGATÓRIA

FUSARI, J. C. O Planejamento do Trabalho Pedagógico: Algumas Indagações e Tentativas de Respostas. Centro de referência em Educação.

Arquivo LEITURA COMPLEMENTAR

FARIAS, I et al. O planejamento da prática docente. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Liber Livros, p.107- 136

URL MATERIAL COMPLEMENTAR (Vídeo)

Gestão da sala de aula - Celso Vasconcellos


Arquivo MATERIAL COMPLEMENTAR

Professores do Brasil: novos cenários de formação / Bernardete Angelina Gatti, Elba Siqueira de Sá Barretto, Marli Eliza Dalmazo Afonso de André e Patrícia Cristina Albieri de Almeida. – Brasília: UNESCO, 2019.

Aula 11 Arquivo LEITURA OBRIGATÓRIA

PENIN, Sonia . T. Escola ambiente: inovando, provocando e convocando a aprendizagem. Ciência e Ensino, dez. 1997.

Arquivo LEITURA COMPLEMENTAR

NERY, Alfredina. Modalidades organizativas do trabalho pedagógico: uma possibilidade. 

Aula 12 Arquivo LEITURA OBRIGATÓRIA

GATTI, B. A. O professor e a avaliação em sala de aula. Estudos em Avaliação Educacional, n. 27, jan-jun/2003.

Arquivo LEITURA COMPLEMENTAR

HADJI, C. Compreender que a avaliação formativa não passa de uma “utopia promissora”. ______Avaliação Desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2000, p. 15-26.

URL MATERIAL COMPLEMENTAR (Vídeoaula)

Práticas de avaliação: instrumentos

Aula 13 URL Duplas
URL Avaliação por pares

  • Formulário para registro de avaliações 

Aula 14 URL Duplas
URL Avaliação por pares

  • Formulário para registro de avaliações 

Plano de ensino reflexivo URL O que fazer?

Quadro com informações gerais sobre do Plano de Ensino Reflexivo: estrutura (elementos mínimos), desafios, duplas (data de apresentação). 

Arquivo Modelo 1 - Língua Portuguesa
Arquivo Modelo 2 - Filosofia
Arquivo Modelo 3 - Enfermagem
Arquivo Modelo 4 - Filosofia e Ciências Naturais
MATERIAIS EXTRAS URL Educação Inclusiva
URL BNCC


URL Críticas e ponderações - BNCC - Especialistas da USP

Educar com que objetivo? Para o sucesso ou para a busca da justiça?

URL Críticas e ponderações - BNCC - Especialistas da USP

Essa base, não

URL Críticas e ponderações - BNCC - Especialistas da USP

A Base Nacional Comum Curricular do ensino médio: fronteiras e conflitos

URL Audiência pública – BNCC - Ensino Médio


URL Crítica à BNCC do Ensino Médio por Celso Ferretti

A Reforma e a BNCC do Ensino Médio: um golpe na educação brasileira. 

Arquivo José Sérgio F. de Carvalho - A Produção do Fracasso Escolar: trajetória de um clássico
URL FILME: O Substituto


Arquivo PCN - 5ª a 8ª séries
URL PCN+


Estágios URL MANUAL DE ESTÁGIO

ATENÇÃO ao item 5 na p. 22: sobre os documentos de estágio e sobre os setores da FEUSP responsáveis diretamente pelo assunto.

Arquivo Etapa 1 - TERMO DE COMPROMISSO (1º sem. 2019)
URL Etapa 2 - FICHA DE ESTÁGIO (1º sem. 2019)
URL Etapa 3 - REGISTRO DA FICHA DE ESTÁGIO (1º sem. 2019)

****

URL GUIA DE ESCOLAS
URL PROJETO ESCOLAS CAMPO

****

URL ENCONTRO DE ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE ESTÁGIO
URL MOSTRA DE ESTÁGIO

****

URL MAIS INFORMAÇÕES (Seção de Estágios da FEUSP)