Tópico | Nome | Descrição |
---|---|---|
Pré-aula | CADERNO DE APOIO - Estudantes da Feusp | |
Apresentação do curso | ||
Programação provisória turma de 3a. feira | ||
Programação da turma de 5a. feira | ||
Aula 1 | LEITURA BÁSICA | AZANHA, José Mario Pires Uma reflexão sobre a Didática. 3º Seminário A Didática em questão. Atas, v.I, 1985, p. 24-32. Obs.: Na leitura, atentar-se para: a natureza da Didática; a concepção de método; a concepção de caráter relativo do método; as definições de "saber que", "saber como" e "saber fazer". |
MATERIAL COMPLEMENTAR (Vídeo) | "Ensinar e Aprender: nem tudo depende da didática" - Maria Teresa Eglér Mantoan |
|
Apresentação geral do curso | ||
Aula 2 | LEITURA BÁSICA | MARTINS, P. L. O. As formas e práticas de interação entre professores e alunos. In: VEIGA, I. P. A. Lições de Didática. Campinas: Papirus, 2006, p. 75-100. |
MATERIAL COMPLEMENTAR (Videoaula) | "Correntes pedagógicas do século XX" |
|
SUGESTÃO: Leitura | DUBET, François. Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor. Entrevista concedida a Angelina Teixeira Peralva e Marilia Pontes Sposito.Revista Brasileira de Educação Rio de Janeiro, n. 5 e 6, p. 222-231, 1997. |
|
FILME: Sociedade dos Poetas Mortos (excerto 1, "carpe diem") | Obs.: Assistir o vídeo acima e atentar para: o papel do professor; o papel do aluno; e a relação com o conhecimento. Qual a tendência que aparece mais explicitada no excerto? |
|
FILME: Sociedade dos Poetas Mortos (excerto 2, "poesia") | Obs.: Assistir o vídeo acima e atentar para: o papel do professor; o papel do aluno; e a relação com o conhecimento. Qual a tendência que aparece mais explicitada no excerto? |
|
DOCUMENTÁRIO: Summerhill, Reggio Emilia e Self knowledge | Obs.: Assistir o vídeo acima e atentar para: o papel do professor; o papel do aluno; e a relação com o conhecimento. Qual a tendência que aparece mais explicitada no excerto? |
|
DOCUMENTÁRIO: Los caracoles | Obs.: Assistir o vídeo acima e atentar para: o papel do professor; o papel do aluno; e a relação com o conhecimento. Qual a tendência que aparece mais explicitada no excerto? |
|
REPORTAGEM: Escola Amorim Lima | Obs.: Assistir o vídeo acima e atentar para: o papel do professor; o papel do aluno; e a relação com o conhecimento. Qual a tendência que aparece mais explicitada no excerto? |
|
REPORTAGEM: Escola Campos Salles | Obs.: Assistir o vídeo acima e atentar para: o papel do professor; o papel do aluno; e a relação com o conhecimento. Qual a tendência que aparece mais explicitada no excerto? |
|
Aula 3 | LEITURA BÁSICA | CHARLOT, B. Enquanto houver professores. Os universais da situação de ensino. Relação com o saber, formação de professores e globalização. Porto Alegre: Artmed, 2005, p.75-87. |
MATERIAL COMPLEMENTAR | CANÁRIO, R. Escola: crise ou mutação? A escola tem futuro? Das promessas às incertezas. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 11-50. |
|
MATERIAL COMPLEMENTAR (Videoaula) | Os desafios da escola contemporânea |
|
SLIDES - aula 3 | ||
Bernard Charlot - pesquisador e professor | Relação professor-aluno: entrevista com o professor Bernard Charlot | Revista Educação |
|
Aula 4 | LEITURA BÁSICA | YOUNG, M. Para que servem as escolas? Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 101, p. 1287-1302, set./dez. 2007. |
COMENTÁRIO - Bernard Charlot | ||
SLIDES - aula 4 | ||
LEITURA COMPLEMENTAR | BRASIL. Currículo: conhecimento e cultura. Brasília: MEC/SED, ano XIX, no. 1, abril, 2009. |
|
MATERIAL COMPLEMENTAR (Videoaula) | Demandas sociais, escolas e currículo - Parte 1 |
|
MATERIAL COMPLEMENTAR (Videoaula) | Demandas sociais, escola e currículo - Parte 2 |
|
Aula 5 | LEITURA BÁSICA | ROAZZI, A., ALMEIDA, L. S. Insucesso escolar: insucesso do aluno ou insucesso do sistema escolar? Revista Portuguesa de Educação, vol. 1 n.2, 1988, p. 53-60. |
LEITURA COMPLEMENTAR | ARROYO,
M. Fracasso-sucesso: o peso da cultura escolar e do
ordenamento da educação básica. Em
Aberto, Brasília, ano 11, n.53,
jan./mar. 1992 |
|
SLIDES - aula 5 | ||
MATERIAL COMPLEMENTAR (Videoaula) | Perspectiva do fracasso escolar |
|
Aula 6 | LEITURA BÁSICA | AQUINO, J. G. A indisciplina e a escola atual.
Rev. Fac. Educ. Vol. 24, n. 2, São
Paulo July/Dec. 1998. |
LEITURA COMPLEMENTAR | CHAMLIAN, H. A disciplina: uma questão
crucial da Didática. In: CASTRO, A. D.
CARVALHO, A. M. P. (orgs.). Ensinar a
ensinar: didática para a escola
fundamental e média. São Paulo:
Pioneira/Thomson Learning, 2001, p. 75-93 |
|
SLIDES: aula 6 | ||
Aula 7 - Semana da Educação | FILME: "Entre os muros da escola" |
|
MATERIAL COMPLEMENTAR (Blog) | WELLEN, Héricka. “Entre os muros da escola”: um
reflexo sobre o que está fora dela. |
|
MATERIAL COMPLEMENTAR (Resenha) | "Entre os
Muros da Escola" de Glenda Miranda Moura |
|
Programação da Semana da Educação | ||
Aula 8 | LEITURA BÁSICA | BORGES et al. Reflexões sobre a inclusão, a
diversidade, o currículo e a formação de
professores. ANAIS DO CONGRESSO
MULTIDISCIPLINAR, 2013. |
LEITURA COMPLEMENTAR | CANDAU, Vera. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v.11, n.2, pp. 240-255, Jul/Dez 201. |
|
Aula 9 | LEITURA OBRIGATÓRIA | SANTOS,
L. A construção do currículo: seleção do conhecimento escolar. BRASIL. Currículo, conhecimento e cultura.
Brasília: MEC/SED, ano XIX, no. 1, abril, 2009, p. 10-14. Série "Um salto
para o futuro". |
LEITURA COMPLEMENTAR | LOPES, A. C. Conhecimento Escolar: processos de seleção cultural e de mediação didática. Educação e Realidade, vol. 22, n. 1, p. 95-112 jan./jun. 1997. |
|
SLIDES: aula 9 | ||
Aula 10 | LEITURA OBRIGATÓRIA | FUSARI, J. C. O Planejamento do Trabalho
Pedagógico: Algumas Indagações e Tentativas de
Respostas. Centro de referência em Educação. |
LEITURA COMPLEMENTAR | FARIAS, I et al. O planejamento da prática
docente. Didática e docência: aprendendo
a profissão. Brasília: Liber Livros, p.107-
136 |
|
MATERIAL COMPLEMENTAR (Vídeo) | ||
MATERIAL COMPLEMENTAR | Professores do Brasil: novos cenários de formação / Bernardete Angelina Gatti,
Elba Siqueira de Sá Barretto, Marli Eliza Dalmazo Afonso de André e Patrícia
Cristina Albieri de Almeida. – Brasília: UNESCO, 2019. |
|
Aula 11 | LEITURA OBRIGATÓRIA | PENIN, Sonia . T. Escola ambiente: inovando, provocando e convocando a aprendizagem. Ciência e Ensino, dez. 1997. |
LEITURA COMPLEMENTAR | NERY, Alfredina. Modalidades organizativas do trabalho pedagógico: uma possibilidade. |
|
Aula 12 | LEITURA OBRIGATÓRIA | GATTI, B. A. O professor e a avaliação em sala de
aula. Estudos em Avaliação Educacional, n. 27,
jan-jun/2003. |
LEITURA COMPLEMENTAR | HADJI, C. Compreender que a avaliação
formativa não passa de uma “utopia
promissora”. ______Avaliação
Desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2000,
p. 15-26. |
|
MATERIAL COMPLEMENTAR (Vídeoaula) | Práticas de avaliação: instrumentos |
|
Aula 13 | Duplas | |
Avaliação por pares |
|
|
Aula 14 | Duplas | |
Avaliação por pares |
|
|
Plano de ensino reflexivo | O que fazer? | Quadro com informações gerais sobre do Plano de Ensino Reflexivo: estrutura (elementos mínimos), desafios, duplas (data de apresentação). |
Modelo 1 - Língua Portuguesa | ||
Modelo 2 - Filosofia | ||
Modelo 3 - Enfermagem | ||
Modelo 4 - Filosofia e Ciências Naturais | ||
MATERIAIS EXTRAS | Educação Inclusiva | |
BNCC | ||
Críticas e ponderações - BNCC - Especialistas da USP | Educar com que objetivo? Para o sucesso ou para a busca da justiça? |
|
Críticas e ponderações - BNCC - Especialistas da USP | Essa base, não |
|
Críticas e ponderações - BNCC - Especialistas da USP | A Base Nacional Comum Curricular do ensino médio: fronteiras e conflitos |
|
Audiência pública – BNCC - Ensino Médio | ||
Crítica à BNCC do Ensino Médio por Celso Ferretti | A Reforma e a BNCC do Ensino Médio: um golpe na educação brasileira. |
|
José Sérgio F. de Carvalho - A Produção do Fracasso Escolar: trajetória de um clássico | ||
FILME: O Substituto | ||
PCN - 5ª a 8ª séries | ||
PCN+ | ||
Estágios | MANUAL DE ESTÁGIO | ATENÇÃO ao item 5 na p. 22: sobre os documentos de estágio e sobre os setores da FEUSP responsáveis diretamente pelo assunto. |
Etapa 1 - TERMO DE COMPROMISSO (1º sem. 2019) | ||
Etapa 2 - FICHA DE ESTÁGIO (1º sem. 2019) | ||
Etapa 3 - REGISTRO DA FICHA DE ESTÁGIO (1º sem. 2019) | **** |
|
GUIA DE ESCOLAS | ||
PROJETO ESCOLAS CAMPO | **** |
|
ENCONTRO DE ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE ESTÁGIO | ||
MOSTRA DE ESTÁGIO | **** |
|
MAIS INFORMAÇÕES (Seção de Estágios da FEUSP) |