Tema Nombre Descripción
Libro Roteiro de Abertura
Roteiro de abertura do Curso de Universo e Educação em Ciências
URL Contate o seu tutor
Tema 1 Libro Roteiro da Semana 1
Roteiro de abertura do Curso de Universo e Educação em Ciências
Archivo [Atividade] - Leituras recomendadas
Leiuras recomendadas - Semana 1
Archivo [Atividade] - Vídeo recomendado
Vídeo 1: Carl Sagan "Cosmos - o esqueleto da noite"
Tema 2 Libro Roteiro da Semana 2
Roteiro de abertura do Curso de Universo e Educação em Ciências
Archivo [Atividade] - Leituras recomendadas

Atividade de leituras recomendadas

Archivo [Atividade] - Vídeos recomendados

Atividades de vídeos recomendados

Archivo [Atividade 3] - Sequência didática (sem2)

Sequência Didática

Primeira Etapa

Nesta semana você iniciará a produção da Sequência Didática (SD) deste Módulo do Curso de Especialização REDEFOR em Ensino de Ciências. Neste módulo deve ser elaborada uma SD sobre o conteúdo desenvolvido neste módulo, podendo articular temas desenvolvidos nas duas disciplinas.

Essa sequência poderá fazer parte, no futuro, de seu trabalho de conclusão de curso. Esse é um momento especial, em que sua experiência prévia se unirá ao aprendizado adquirido na disciplina e você terá oportunidade de produzir algo novo, personalizado, adequado à sua realidade, à sua vivência e à sua prática. Lembre-se de que, nesta semana, você deve proceder à identificação doproblema e à definição do Público Alvo para a elaboração de sua sequência didática

TÍTULO: Apesar de ser dentre os elementos da SD o mais simples, o Título não deve ser menosprezado, pois por si só é capaz de atrair a atenção ou, pelo contrário, criar resistências no alunado. Desta forma, enfatizamos que o título deve ser atrativo como também é necessário que ele reflita em linhas gerais na temática pela qual serão desenvolvidos os conteúdos. O tema é uma espécie de motor da SD.

PÚBLICO ALVO: Um fato fundamental epouco considerado é que as sequências didáticas não são universais, não há um método definitivo válido para qualquer situação. Assim uma característica implícita da eficácia de um plano de ensino é como ele foi planejado segundo as condições sob as quais será aplicado. Os elementos e métodos que compõem sua SD precisam estar em acordo com o público ao qual ela se destina. Apresente então,o público alvo de sua sequência de ensino (Nível/Série/Semestre) e informe também em qual escola ela provavelmente será aplicada (Nome/Cidade).

- Caracterização dos Alunos: caracterizar os alunos é também pensar qual é o público com o qual vamos desenvolver a Sequência Didática, no sentido de um planejando mais direcionado às necessidades de nossos alunos. Neste item descreva qual o Nível/Série/Semestre da turma em questão, o número de alunos da sala e ainda qualquer especificidade peculiar do grupo (ou de algum aluno em específico) para qual aSD será desenvolvida. Outro item importante é a análise geral sobre o conhecimento prévio e das necessidades sociais da turma em que a SD será desenvolvida.

- Caracterização da Escola: informe o nome da escola que a SD será aplicada (Nome/Bairro/Cidade). Qual é a estruturaque a escola possui, descrevendo as características gerais da escola como onúmero de salas de aula, indique, por exemplo, se a escola possui sala de informática, biblioteca e principalmente qualquer estrutura e/ou equipamento que você pretenda fazer uso no desenvolvimento desta SD.

- Caracterização do Ambiente escolar: Caracterize os aspectos socioculturais da escola, dos pais e comunidade escolar. É importante também descrever alguns elementos sociais do entorno da escola, como por exemplo, algum problema ou necessidade estrutural ou social e como são os aspectos gerais do bairro no qual a escola está localizada.

PROBLEMATIZAÇÃO: É a formulação de um problema com duas faces: a ciência e a sociedade. É fundamental a atençãoespecífica para o caráter articulador deste elemento. A problematização é uma espécie de fio de tessitura da SD.

BOM TRABALHO!

Tema 3 Libro Roteiro da Semana 3
Roteiro de abertura do Curso de Universo e Educação em Ciências
Archivo [Atividade] - Leituras recomendadas
Atividade "Leituras recomendadas" - Semana 3
Archivo [Atividade] - Vídeos recomendados
Atividade "Vídeos recomendados" - Semana 3
Tema 4 Libro Roteiro da Semana 4
Roteiro de abertura do Curso de Universo e Educação em Ciências
Archivo [Atividade] - Vídeo recomendado
Atividade "Vídeo recomendado" - semana 4
Archivo [Atividade] - Leituras recomendadas
Atividade "Leituras recomendadas" - semana 4
Tema 5 Libro Roteiro da Semana 5
Roteiro de abertura do Curso de Universo e Educação em Ciências
Archivo [Atividade] - Leituras recomendadas

Leitura recomendada da semana 5

Archivo [Atividade] - Vídeos recomendadas

Vídeos recomendados da semana 5

Tema 6 Libro Roteiro da Semana 6
Roteiro de abertura do Curso de Universo e Educação em Ciências
Archivo [Atividade] - Leitura recomendada

Leitura recomendada para a semana 6

Archivo [Atividade] - Vídeos recomendados

Vídeos recomendados para a semana 6

Tema 7 Libro Roteiro da Semana 7
Roteiro de abertura do Curso de Universo e Educação em Ciências
Archivo [Atividade] - Leitura recomendada

Leitura recomendada para semana 7

Archivo [Atividade] - Vídeos recomendados

Vídeos recomendados para a semana 7

Archivo [Atividade] Texto para o Encontro presencial na Escola
[Atividade] Texto para o Encontro presencial na Escola
Tema 8 Libro Roteiro da Semana 8
Roteiro de abertura do Curso de Universo e Educação em Ciências
Archivo [Atividade] - Leituras recomendadas

Leitura recomendada para semana 8

Archivo [Atividade] - Vídeos recomendados

Vídeos recomendados para a semana 8

Tema 9 Libro Roteiro da Semana 9
Roteiro de abertura do Curso de Universo e Educação em Ciências
Archivo [Atividade] - Leitura recomendada

Leitura recomendada para a semana 9

Tema 10 Libro Roteiro da Semana 10
Roteiro de abertura do Curso de Universo e Educação em Ciências
Archivo [Atividade] - Leituras recomendadas

Leitura recomendada para a semana 10