Tema | Nombre | Descripción |
---|---|---|
Roteiro de Abertura | Roteiro de abertura do Curso de Universo e Educação em Ciências |
|
Contate o seu tutor | ||
Tema 1 | Roteiro da Semana 1 | Roteiro de abertura do Curso de Universo e Educação em Ciências |
[Atividade] - Leituras recomendadas | Leiuras recomendadas - Semana 1 |
|
[Atividade] - Vídeo recomendado | Vídeo 1: Carl Sagan "Cosmos - o esqueleto da noite" |
|
Tema 2 | Roteiro da Semana 2 | Roteiro de abertura do Curso de Universo e Educação em Ciências |
[Atividade] - Leituras recomendadas | Atividade de leituras recomendadas |
|
[Atividade] - Vídeos recomendados | Atividades de vídeos recomendados |
|
[Atividade 3] - Sequência didática (sem2) | Sequência DidáticaPrimeira Etapa Nesta semana você iniciará a produção da Sequência Didática (SD) deste Módulo do Curso de Especialização REDEFOR em Ensino de Ciências. Neste módulo deve ser elaborada uma SD sobre o conteúdo desenvolvido neste módulo, podendo articular temas desenvolvidos nas duas disciplinas. Essa sequência poderá fazer parte, no futuro, de seu trabalho de conclusão de curso. Esse é um momento especial, em que sua experiência prévia se unirá ao aprendizado adquirido na disciplina e você terá oportunidade de produzir algo novo, personalizado, adequado à sua realidade, à sua vivência e à sua prática. Lembre-se de que, nesta semana, você deve proceder à identificação doproblema e à definição do Público Alvo para a elaboração de sua sequência didática TÍTULO: Apesar de ser dentre os elementos da SD o mais simples, o Título não deve ser menosprezado, pois por si só é capaz de atrair a atenção ou, pelo contrário, criar resistências no alunado. Desta forma, enfatizamos que o título deve ser atrativo como também é necessário que ele reflita em linhas gerais na temática pela qual serão desenvolvidos os conteúdos. O tema é uma espécie de motor da SD. PÚBLICO ALVO: Um fato fundamental epouco considerado é que as sequências didáticas não são universais, não há um método definitivo válido para qualquer situação. Assim uma característica implícita da eficácia de um plano de ensino é como ele foi planejado segundo as condições sob as quais será aplicado. Os elementos e métodos que compõem sua SD precisam estar em acordo com o público ao qual ela se destina. Apresente então,o público alvo de sua sequência de ensino (Nível/Série/Semestre) e informe também em qual escola ela provavelmente será aplicada (Nome/Cidade).
PROBLEMATIZAÇÃO: É a formulação de um problema com duas faces: a ciência e a sociedade. É fundamental a atençãoespecífica para o caráter articulador deste elemento. A problematização é uma espécie de fio de tessitura da SD. BOM TRABALHO! |
|
Tema 3 | Roteiro da Semana 3 | Roteiro de abertura do Curso de Universo e Educação em Ciências |
[Atividade] - Leituras recomendadas | Atividade "Leituras recomendadas" - Semana 3 |
|
[Atividade] - Vídeos recomendados | Atividade "Vídeos recomendados" - Semana 3 |
|
Tema 4 | Roteiro da Semana 4 | Roteiro de abertura do Curso de Universo e Educação em Ciências |
[Atividade] - Vídeo recomendado | Atividade "Vídeo recomendado" - semana 4 |
|
[Atividade] - Leituras recomendadas | Atividade "Leituras recomendadas" - semana 4 |
|
Tema 5 | Roteiro da Semana 5 | Roteiro de abertura do Curso de Universo e Educação em Ciências |
[Atividade] - Leituras recomendadas | Leitura recomendada da semana 5 |
|
[Atividade] - Vídeos recomendadas | Vídeos recomendados da semana 5 |
|
Tema 6 | Roteiro da Semana 6 | Roteiro de abertura do Curso de Universo e Educação em Ciências |
[Atividade] - Leitura recomendada | Leitura recomendada para a semana 6 |
|
[Atividade] - Vídeos recomendados | Vídeos recomendados para a semana 6 |
|
Tema 7 | Roteiro da Semana 7 | Roteiro de abertura do Curso de Universo e Educação em Ciências |
[Atividade] - Leitura recomendada | Leitura recomendada para semana 7 |
|
[Atividade] - Vídeos recomendados | Vídeos recomendados para a semana 7 |
|
[Atividade] Texto para o Encontro presencial na Escola | [Atividade] Texto para o Encontro presencial na Escola |
|
Tema 8 | Roteiro da Semana 8 | Roteiro de abertura do Curso de Universo e Educação em Ciências |
[Atividade] - Leituras recomendadas | Leitura recomendada para semana 8 |
|
[Atividade] - Vídeos recomendados | Vídeos recomendados para a semana 8 |
|
Tema 9 | Roteiro da Semana 9 | Roteiro de abertura do Curso de Universo e Educação em Ciências |
[Atividade] - Leitura recomendada | Leitura recomendada para a semana 9 |
|
Tema 10 | Roteiro da Semana 10 | Roteiro de abertura do Curso de Universo e Educação em Ciências |
[Atividade] - Leituras recomendadas | Leitura recomendada para a semana 10 |