Semana Nome Descrição
Página Estágio - Escola José geral do Vieira

A) distribuição de estagiários por turma da escola
B) Vagas disponíveis por turma da escola

Página Estágio - Maria Augusta Siqueira

endereço: rua Antonio Festa, n 35 - vila dos remédios- Osasco

Estagiários alocados

Arquivo DISTRIBUIÇÃO FINAL DE ESTAGIÁRIOS POR ESCOLA

No Excel em anexo, encontra-se a distribuição de todos os estagiários por escola, além dos horários da escola José Geraldo Vieira.

Arquivo Modelo de resenha
Arquivo carta de apresentação Estágio

Caros alunos

Segue a carta de apresentaçao do estágio

abcs

Arquivo Plano da disciplina
1 agosto - 7 agosto Arquivo Texto 01
"Ênfases Curriculares e Ensino de Ciências"
Marco Antonio Moreira
Instituto de Física - UFRGS
8 agosto - 14 agosto Arquivo BNCC- ENSINO MEDIO

o currículo de ciências começa na página 537

15 agosto - 21 agosto Arquivo texto 2 - livros didáticos
22 agosto - 28 agosto Arquivo Texto 03 - transposição didática

texto para resenha

Arquivo artigo sobre Newton e as cores

Trat-se do texto original de Newton sobre a dispersão da Luz Branca. Servirá de apoio para a atividade a ser realizada em classe.

Arquivo ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIO

A escola campo de estágio:   Escola Estadual Professor José Geraldo Viieira - Osasco

site da escola: https://josegvieira.blogspot.com

Localização: Av. Padre Vicente Melillo, 1653 - Umuarama, Osasco - SP, 06036-018

Na planilha em anexo, apresentamos os horários das turmas disponível para implementação das sequência de didática.  Escolha duas opções de horário para realização da atividade


Página Teorias concorrentes da Transposição Didática
12 setembro - 18 setembro Arquivo Proposta Curricular do Estado de São Paulo

No documento em Anexo, vc vai encontrar a Proposta Ciurricular de Física do Estado de Sao paulo. Vc deve usar para sua análise os trechos entre as páginas ; 7-11 e 41-60

Arquivo texto 4
Página alunos ainda sem escola para estágio

OS alunos abaixo ainda estão sem uma escola de estágio. Por favor, me contactar com urgência

19 setembro - 25 setembro Arquivo Exemplo de sequência didática
Arquivo modelo de narrativa didática
26 setembro - 2 outubro Página Elaboração do Modulo de Ensino Inovador
Arquivo modelo de descrição de atividade
Arquivo roteiro Modulo de Ensino inovador
3 outubro - 9 outubro Arquivo texto 5

SILVA, Benedito Antonio. Contrato Didático. In: MACHADO, Silvia Dias Alacântara.

(Org.) Educação Matemática – Uma (nova) introdução. São Paulo. EDUC. 2008,

p. 49-75.

31 outubro - 6 novembro Arquivo texto 6
Página ATIVIDADE SOBRE ENSINO POR PROJETO
7 novembro - 13 novembro Pasta Propostas de projetos

Acesse aqui as propostas de projetos interdisciplinares

Arquivo Roteiro de avaliação de proposta de Projetos Interdisciplinares

Baixe o roteiro e faça a avaliação das propostas de Projetos. Não avalie a proposta do grupo que vc participou.

Página ETAPA 1 - Sondagem Inicial

Esta etapa tem por objetivo fazer os alunos expressarem como eles entendem espontaneamente a situação apresentada sem esperar respostas rigorosas. É uma atividade de problematização inicial. É o ponto de partida do entendimento do grupo sobre a situação apresentada. Por meio dela, os estudantes levantarão todos os tipos de questões possíveis que se relacionam ao problema proposto, pois deve ficar claro que nesse momento não é ainda possível formular boas respostas ao problema. É como se fosse a primeira foto da situação. Ela parte da experiência cotidiana e, às vezes, revela pré-julgamentos profundos. Nela será refletida as idéias int

Arquivo Tema do Projeto Interdisciplinar

Problema:

  • Como reduzir o uso excessivo de copos plásticos nos bandejões da USP?

Produto

campanha publicitária completa contendo: vídeo de 1  minuto a ser veiculado em todas as plataformas da USP; Cartazes, Folhetos

Data limite para submissão  

  • 30 de novembro de 2018

Público alvo

  • estudantes de graduação e pós-gradução dos diversos campus da USP


14 novembro - 20 novembro Página ETAPA 2 - Panorama de investigação.

É uma etapa na qual busca-se ampliar a sondagem inicial através da formulação, pelo professor e pelos alunos, de outras questões relevantes relacionadas com o projeto e que ou não foram levantadas ou foram abandonadas na etapa anterior. Esta etapa ainda é bastante espontânea, trata-se de questionar e lançar dúvidas a responder e fornecer explicações. Nesta etapa, caracterizada pela compreensão e apreensão da posição dos alunos frente ao projeto, ainda não se faz apelo aos especialistas e as especialidades, porém a experiência do professor é fundamental na definição das questões cujo critério para a escolha é o seu vínculo com o projeto a ser desenvolvido. 

Listagem dos atores – 

Pesquisa de normas  - 

A lista de conflito de interesse e das tensões – 

Listagem de caixas-pretas ligadas à situação 

Organização conceitual do problema – 

Lista de especialidades pertinentes –

Página ETAPA 2 - integrantes dos grupos e suas caixas pretas

Aqui está a relação dos integrantes de cada grupo responsável por cada caixa preta. Abram uma página e listem o que conseguiram resolver até quarta-feira (21/11) pela manhã.


Página ETAPA 3 - Consulta aos especialistas e às especialidades

Trata-se da busca de conhecimento capaz de esclarecer determinado assunto envolvido na situação através da consulta a especialistas ou ao conhecimento por eles produzidos. A equipe do projeto é quem define quais dos especialistas listados na etapa anterior serão consultados. Esta consulta permitirá balizará a escolha de quais caixas-pretas serão abertas, ou seja do aprofundamento conceitual de certos assuntos.


Arquivo GRUPO A - CAMPANHAS ANTERIORES
Integrantes: Bárbara, Michele, Bia e Gabriel
Arquivo GRUPO B - MARKETING

Integrantes: Lauro, Igor e Cauê

Arquivo GRUPO C - CUSTO AMBIENTAL DO COPO

Integrantes: Mia, Victor, Arilson, Diego

Arquivo GRUPO D - DEFINIÇÃO DO PERFIL SOCIOLÓGICO

Integrantes: João, Paola, Kenji

Arquivo GRUPO E - ESTATÍSTICA SOBRE OS USUÁRIOS DO BANDEIJÃO

Integrantes: Fabrício, Victor Carrara, Paulo, Bruno

Arquivo GRUPO F - PRODUÇÃO DECOPO E REAPROVEITAMENTO DE MATERIAL

Integrantes: Marcela, Juliana, Amauri

Arquivo GRUPO G - ESTRUTURA DOS BANDEIJÕES

Integrantes: Felipe, Alessandra, Silvana, Tammy

Arquivo NORMAS

Integrantes: André, Wellington, Ariel, Giovanni

21 novembro - 27 novembro Página Etapa 4 – Indo à prática

É uma etapa de aprofundamento, definido pelo projeto e pela equipe, na qual ocorre o confronto entre o estudo teórico e as situações concretas. Deixa-se de pensar sobre os aspectos da situação para confrontá-la mais diretamente com a prática. Esta etapa pode ser efetuada de várias maneiras: entrevistando um consumidor ou um técnico da sabesp, desmontando um hidrômetro, visitando uma estação de tratamento de água, reconhecendo o sistema hidráulico da escola etc. 


Página realizando a ETAPA 4 -visita ao Bandejão

Trabalho entre os grupos D, G e os alunos que não estiveram na aula do dia 14 de novembro.

Página Etapa 5. Investigação disciplinar.

Não SERÁ REALIZADA - Este é o momento para se tratar de conteúdos específicos das disciplinas (Física, Matemáticas, História, Português, etc). Esta etapa é caracterizada pelo estudo aprofundado de um determinado assunto. Isto deve acontecer sob a orientação do professor, seja ele da disciplina em questão, ou não.  Entretanto não se deve procurar esgotar todo o assunto ligado ao projeto, deixando-se que os estudantes se envolvam com pesquisas e consultas a livros, realização

28 novembro - 4 dezembro Página Etapa 6. Organizando os conhecimentos obtidos.

Esta etapa consiste na elaboração de uma síntese, a partir da informações e dos estudos realizados, que indique os aspectos importantes escolhidos pelo grupo. A esquematização pode ser feita através de um resumo, de um esquema, de um série de itens, de uma figura. No caso da redução de consumo de água, poderíamos ter um resumo sobre  o consumo na escola no últimos anos e as estratégias de redução; uma figura sobre o ciclo da água no interior da escola, com legendas sobre o consumo em cada etapa, uma tabela com os índices de consumo de água e metas de redução, uma lista de ações capazes de reduzir o consumo de água, etc.


Página etapa 6 - organização

resumo da discussão da etapa 6

Página etapa 7 -equipes de produção

Precisaremos das seguintes equipes de produção :

1) elaboração do Video: 3 a 4 pessoas

2) elaboração dos cartazes: 3 a 4

3) Elaboração do folheto: 3 a 4

4) Argumento:

produção do roteiro para o video: 3 a 4

produção de conteúdo dos cartazes: 3 a 4

produção dos conteúdos dos folders: 3 a 4 pessoas

5) revisão e checagem do material produzido: 3 a 4 indivíduos

6) Equipe de ligação entre os grupos de especialidades: um membro de cada um dos grupos da etapa 3 (de A a G, incluindo normas): 8 indivíduos

Página Etapa 7. Elaboração do Produto solicitado

É nesta etapa que se produz o produto solicitado. É importante que o professor exponha ao grupo a necessidade de se ter um roteiro de elaboração, para organizar o trabalho. Esse roteiro deve ter no mínimo as seguintes partes:

1- características do produto – no caso do produto ser uma cartilha, o número de páginas; o tipo de linguagem; colorida ou preto e branco; ilustrada ou não; índice.

2- tarefas – redação; ilustração; diagramação; revisão; impressão; distribuição

3- equipes responsáveis pelas tarefas.

4- cronograma


Arquivo Avaliação IIR
5 dezembro - 11 dezembro Arquivo avaliação dos relatórios de estágio

No documento em anexo, coloquei as notas dos relatórios dos grupos que já enviaram. Irei atualizando esse documento à media que for recebendo os relatórios.

Arquivo Quadro de notas e média final

No arquivo anexo, apresento o quadro de notas e média final.