Apresentação do professor, dos alunos e do programa.
Discussão da proposta de Contrato Pedagógico.
Formação de grupos, definição de temas de seminários e debates.
Exercício – “Carta para si mesmo”.
Objetivos:
Deixar claramente estabelecido o conteúdo da disciplina, os procedimentos didáticos, sistema de avaliação e a necessidade de co-responsabilidade dos alunos e do professor com o aprendizado do conteúdo.
Iniciar a apresentação do sistema Stoa.
Explicar o que você entende por Capitalismo e as causas de seus problemas e virtudes. Há possibilidade de mudança?
Metodologia:
Apresentação individual do professor e dos alunos.
Solicitar a Formação de grupos de trabalho e definição de seminários.
Bibliografia:
Programa da disciplina, slides do contrato pedagógico.
Discutir o surgimento da agricultura, as primeiras civilizações agrícolas e comerciais, assim como a organização econômica e social destas sociedades, destacando o papel da escravidão na produção, o sistema de propriedade e funções sociais e econômicas das pessoas e do Estado.
Entender a dinâmica da primeira Economia Mundial (Roma).
Metodologia:
Aula expositiva.
Filmes propostos para discussão: “Gladiador”, “Ben Hur”.
Documentário Armas Germes e Aço, disponível no YouTube , , , , ,
A transição do Feudalismo para o Capitalismo: Formação do Estado Moderno, renascimento do comércio e descobrimentos; a expansão comercial e o sistema, colonial, os progressos da economia, européia: agricultura, “indústria”, finanças e Mercantilismo. Formação da segunda “economia-mundo” – O mercantilismo europeu ocidental.
Mudanças Políticas e dos Estados Nacionais: As transformações político-institucionais derivadas da Revolução Gloriosa, daa Revolução Francesa, e da Independência dos Estados Unidos.
Objetivos:
Apresentar as inter-relações entre a Formação dos Estados Nacionais e a expansão comercial e marítima.
Apresentar a crise do Absolutismo e o novo papel do Estado, dando origem ao primeiro grande momento do capitalismo (Revolução Industrial).
A transição do Feudalismo para o Capitalismo: Formação do Estado Moderno, renascimento do comércio e descobrimentos; a expansão comercial e o sistema, colonial, os progressos da economia, européia: agricultura, "indústria”, finanças e Mercantilismo. Formação da segunda "economia-mundo” - O mercantilismo europeu ocidental.
Mudanças Políticas e dos Estados Nacionais: As transformações político-institucionais derivadas da Revolução Gloriosa, daa Revolução Francesa, e da Independência dos Estados Unidos.
Objetivos:
Apresentar as inter-relações entre a Formação dos Estados Nacionais e a expansão comercial e marítima.
Apresentar a crise do Absolutismo e o novo papel do Estado, dando origem ao primeiro grande momento do capitalismo (Revolução Industrial).
Segunda Revolução Econômica: A Revolução Industrial e as origens da hegemonia inglesa no Século XIX.
Agricultura, transporte e manufatura.
Fases da industrialização inglesa, a construção dos mercados mundiais e o liberalismo.
Objetivos:
Explicar a propagação do liberalismo e do capitalismo na sociedade ocidental, bem como seus rebatimentos nas sociedades de passado colonial (periferia).
Segunda Revolução Econômica: A Revolução Industrial e as origens da hegemonia inglesa no Século XIX.
Agricultura, transporte e manufatura.
Fases da industrialização inglesa, a construção dos mercados mundiais e o liberalismo.
Objetivos:
Explicar a propagação do liberalismo e do capitalismo na sociedade ocidental, bem como seus rebatimentos nas sociedades de passado colonial (periferia).
Segunda Revolução Industrial, Crise da Hegemonia Inglesa e o Imperialismo1870-1918: A segunda Revolução Industrial, o crescimento de novas potências industriais e das grandes empresas industriais transnacionais.
Objetivos
Expor aos alunos o novo
momento na formação capitalista e as bases do processo de acumulação e
crescimento das economias capitalistas, baseados em novas tecnologias, capital
intensivas e com elevado conteúdo de pesquisa tecnológica.
Segunda Revolução Industrial, Crise da Hegemonia
Inglesa e o Imperialismo: 1870-1918:A segunda Revolução Industrial, o crescimento de novas potências
industriais e das grandes empresas industriais transnacionais.
Objetivos
Expor aos alunos o novo
momento na formação capitalista e as bases do processo de acumulação e
crescimento das economias capitalistas, baseados em novas tecnologias, capital
intensivas e com elevado conteúdo de pesquisa tecnlógica.
Segunda Revolução Industrial, Crise da Hegemonia Inglesa e o Imperialismo: 1870-1918:A segunda Revolução Industrial, o crescimento de novas potências industriais e das grandes empresas industriais transnacionais.
Objetivos
Expor aos alunos o novo momento na formação capitalista e as bases do processo de acumulação e crescimento das economias capitalistas, baseados em novas tecnologias, capital intensivas e com elevado conteúdo de pesquisa tecnlógica.
Segunda Revolução Industrial, Crise da Hegemonia Inglesa e o Imperialismo: 1870-1918:A segunda Revolução Industrial, o crescimento de novas potências industriais e das grandes empresas industriais transnacionais.
Objetivos
Expor aos alunos o novo momento na formação capitalista e as bases do processo de acumulação e crescimento das economias capitalistas, baseados em novas tecnologias, capital intensivas e com elevado conteúdo de pesquisa tecnlógica.
As Guerras mundiais, a Crise dos anos 1930 e as mudanças técnicas e institucionais.
Objetivos
Analisar como o Imperialismo desembocou em conflitos armados e como o mercado financeiro se transforma em mecanismo de instabilização do sistema capitalista.
Metodologia
Aulas expositiva.
Filmes propostos para discussão
A Fraude, Uma verdade Inconveniente. Boa noite Boa Sorte, The Corporation, Mundo Cola
As Guerras mundiais, a Crise dos anos 1930 e as mudanças técnicas e institucionais.
Objetivos
Analisar como o Imperialismo desembocou em conflitos armados e como o mercado financeiro se transforma em mecanismo de instabilização do sistema capitalista.
Metodologia
Aula expositiva
Filme proposta para discussão
Resgate do Soldado Ryan, Os Intocáveis.
Bibliografia
Resende (cap. 8), Hobsbawn (1988) e (1995); Niveau(1969) cap. 2 da parte 3); Rostow (1974) cap. 9
As Guerras mundiais, a Crise dos anos 1930 e as mudanças técnicas e institucionais.
Objetivos
Analisar como o Imperialismo desembocou em conflitos armados e como o mercado financeiro se transforma em mecanismo de instabilização do sistema capitalista.
Metodologia
Aula expositiva
Filme proposta para discussão
Resgate do Soldado Ryan, Os Intocáveis.
Bibliografia
Resende (cap. 8), Hobsbawn (1988) e (1995); Niveau(1969) cap. 2 da parte 3); Rostow (1974) cap. 9
As Guerras mundiais, a Crise dos anos 1930 e as mudanças técnicas e institucionais.
Objetivos
Analisar como o Imperialismo desembocou em conflitos armados e como o mercado financeiro se transforma em mecanismo de instabilização do sistema capitalista.
Metodologia
Aula expositiva
Filme proposta para discussão
Resgate do Soldado Ryan, Os Intocáveis.
Bibliografia
Resende (cap. 8), Hobsbawn (1988) e (1995); Niveau(1969) cap. 2 da parte 3); Rostow (1974) cap. 9
Dinâmica da Economia do Pós-guerra – A Era de Ouro, a financeirização e a expansão do capitalismo de massa. Casos de Industrialização tardia: Coréia do Sul, Brasil, China, Índia, Argentina, entre outros.
Objetivos
Analisar como as políticas econômicas ativas levam a um período de intenso crescimento econômico dos países industrializados e a um crescente processo de internacionalização das empresas. Entender as bases da Revolução Verde. Entender como a dinâmica econômica dos anos 1970, 1980 e 1990, está estritamente ligada ao desempenho dos mercados financeiros mundiais. Analisar impactos ambientais e agrícolas
Metodologia
Aulas expositivas
Filmes propostos para discussão
A Fraude, Uma verdade Inconveniente. Boa noite Boa Sorte, The Corporation, Mundo Cola.
Dinâmica da Economia do Pós-guerra – A Era de Ouro, a financeirização e a expansão do capitalismo de massa. Casos de Industrialização tardia: Coréia do Sul, Brasil, China, Índia, Argentina, entre outros.
Objetivos
Analisar como as políticas econômicas ativas levam a um período de intenso crescimento econômico dos países industrializados e a um crescente processo de internacionalização das empresas. Entender as bases da Revolução Verde. Entender como a dinâmica econômica dos anos 1970, 1980 e 1990, está estritamente ligada ao desempenho dos mercados financeiros mundiais. Analisar impactos ambientais e agrícolas
Metodologia
Aulas expositivas
Filmes propostos para discussão
A Fraude, Uma verdade Inconveniente. Boa noite Boa Sorte, The Corporation, Mundo Cola.
Dinâmica da Economia do Pós-guerra – A Era de Ouro, a financeirização e a expansão do capitalismo de massa. Casos de Industrialização tardia: Coréia do Sul, Brasil, China, Índia, Argentina, entre outros.
Objetivos
Analisar como as políticas econômicas ativas levam a um período de intenso crescimento econômico dos países industrializados e a um crescente processo de internacionalização das empresas. Entender as bases da Revolução Verde. Entender como a dinâmica econômica dos anos 1970, 1980 e 1990, está estritamente ligada ao desempenho dos mercados financeiros mundiais. Analisar impactos ambientais e agrícolas
Metodologia
Aulas expositivas
Filmes propostos para discussão
A Fraude, Uma verdade Inconveniente. Boa noite Boa Sorte, The Corporation, Mundo Cola.