Ementa geral:
Estudar as transformações estético-culturais ocorridas em Portugal durante o século XIX e primeiras décadas do século XX, destacando a modernidade de seus principais autores. Fornecer fundamentação teórica e estrátégias práticas para que os futuros profissionais da área de Letras possam analisar e interpretar textos literários no âmbito da tradição portuguesa, capacitando-os a tratar de questões concernentes à valoração estética e aos vínculos entre literatura e história, literatura e sociedade, literatura e outras artes, quer em sala de aula, quer na pesquisa acadêmica.

Ementa atual:
A disciplina a ser ministrada em 2022 (1º semestre) pela professora Lilian Jacoto versará sobre o primeiro modernismo português - a geração do Orpheu - e as implicações ethopoéticas que suas vanguardas deixarão como legado à contemporaneidade.
O debate estético promovido por Fernando Pessoa e heterônimos, e destes com o grupo do Orpheu, será o fio condutor do curso.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
O curso será ministrado através de aulas remotas, presenciais e de gravações que permitirão o acompanhamento semanal do conteúdo.  O ambiante virtual de encontro, bem como TODAS as informações concernentes ao curso aula a aula, estarão reunidos no blog criado para esta disciplina específica: "Literatura moderna em curso": https://lpmodernausp.blogspot.com
O link permanente para os encontros virtuais será https://meet.google.com/onr-zaqm-zzq
Aceda ao blog para conhecer o programa do curso.