Proporcionar o desenvolvimento e a integração de conhecimentos, habilidades e atitudes do aluno no que diz respeito à administração de medicamentos. Referente à ação discente: 1. Identificar os princípios ético-legais que regem a atuação do enfermeiro no processo da administração de medicamentos (1) 2. Relacionar os tipos de prescrição com a participação do enfermeiro no processo da administração de medicamentos (1) 3. Realizar o aprazamento dos horários em prescrições de diferentes tipos (em oficinas) (1) 4. Relacionar as definições gerais aplicadas a administração de medicamentos (2) 5. Utilizar as fontes de informações sobre medicamentos (2) 6. Aplicar os princípios matemáticos aos cálculos de dosagem de medicamentos (3) 7. Compreender e aplicar os princípios de rediluição de medicamentos, seu preparo e administração a recém-nascidos, crianças e adolescentes. (3) 8. Diferenciar os tipos de preparações farmacêuticas (4) 9. Comentar os sistemas de distribuição de medicamentos (5) 10. Relacionar os fatores que afetam a resposta individual ao uso do medicamento (6). 11. Citar os fatores associados a farmacocinética dos medicamentos nas crianças, adultos e idosos (6) 12. Identificar as características das vias de administração percutânea e enteral de medicamentos (7) 13. Demonstrar os procedimentos usados na administração percutânea e enteral de medicamentos (7) 14. Identificar os princípios que regem o preparo seguro de medicamentos e soluções parenterais, utilizando rediluição quando necessário. (8) 15. Demonstrar os procedimentos usados no preparo de medicamentos e soluções parenterais (8) 16. Identificar as características das vias de administração SC e IM) (9) 17. Demonstrar os procedimentos usados na administração SC e IM (9) 18. Identificar as características da via de administração intravenosa (10) 19. Demonstrar os procedimentos usados na administração intravenosa de medicamentos (10) 20. Listar as principais reações adversas a medicamentos relativas aos medicamentos presentes nos protocolos do ministério da saúde (hipertensão, diabetes, gestante de baixo risco (11) 21. Abordagem do paciente (recém-nascido, criança, adolescente, adulto, idoso e família) no preparo para o procedimento de administração de medicamentos. Referente à ação docente: 1. Expor os princípios que norteiam o processo da administração de medicamentos 2. Conceituar os termos usados no âmbito da administração de medicamentos 3. Explicar a utilização do DEF 2. Relacionar as fontes de informação fidedignas sobre medicamentos 3. Explicar os princípios matemáticos aplicados ao calculo de dosagem e rediluição de medicamentos 4. Expor as diferentes preparações farmacêuticas 5. relacionar os sistemas de distribuição de medicamentos 6. Explicar os fatores que afetam a resposta ao medicamento 7. Estabelecer a relação entre idade e farmacocinética dos medicamentos 8. Explicar as características do uso das vias percutânea e enteral 9. Promover oficinas para realização de pratica da técnica 10. Fundamentar os princípios que regem o preparo e administração de injetáveis. 11. Promover oficinas para realização de pratica do preparo e manuseio de materiais estéreis usados na administração de medicamentos 12. Demonstrar o procedimento 13. Explicar as características do uso da via SC e IM 14. Promover oficinas para realização de pratica da técnica/procedimento 15. Demonstrar o procedimento 16. Explicar as características do uso da via IV 17. Promover oficinas para realização de pratica da técnica/procedimento 18. Demonstrar o procedimento 19. Expor as principais reações adversas a medicamentos relativas aos medicamentos presentes nos protocolos do ministério da saúde (hipertensão, diabetes, gestante de baixo risco) 20. Expor os princípios da abordagem para o preparo do paciente (recém-nascido, criança, adolescente, adulto, idoso e família) para a administração de medicamentos.