Responsáveis: 
Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca (Nº USP 0040005). Professora Titular do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da USP.
Lucimara Fabiana Fornari (Nº USP 9047899). Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da USP.


PROGRAMA
Objetivos
Compreender a historicidade do conceito de gênero.
Compreender gênero como construtor do conhecimento nas ciências da saúde.
Analisar criticamente o conhecimento em saúde e em enfermagem à luz de gênero. 
Conhecer as alternativas metodológicas para as pesquisas de gênero na atualidade.
Justificativa
Justifica-se a disciplina no contexto da reflexão em saúde à luz da perspectiva de gênero como transformador do saber e das práticas de enfermagem.
Ementa
O processo histórico da construção do conhecimento. A historicidade do conceito de gênero. Gênero como construtor do conhecimento nas ciências sociais e nas ciências da saúde. Gênero, o saber e a prática de enfermagem. O uso da categoria gênero na investigação de saúde e de enfermagem: fundamentos de metodologia de investigação.
Estratégias de ensino: 
Oficina de trabalho; exposições com convidados; discussões em grupo; seminários
Avaliação
Desempenho nos trabalhos em grupo e individuais, bem como freqüência às atividades.