O curso -- monográfico e com programa variável  -- é uma iniciação aos problemas fundamentais da teoria da literatura comparada e à análise comparativa de obras literárias. Tendo como ponto de partida a reflexão sobre a relação entre diversas tradições literárias, da literatura com outras artes e dos estudos literários com outras disciplinas, o curso apresenta algumas das principais correntes da literatura comparada. 


Neste módulo, retomando discussões sobre as “leis dos gêneros” (discursivos, mas não só), e continuando a investigação de alguns gêneros menos analisados pela literatura comparada, agora com outros estudos de caso, a disciplina buscará pensar o funcionamento de práticas discursivas como o manifesto, a história de fantasmas, a especulação, a carta, a misoginia, o relato apocalíptico, a fofoca, a resposta, a mentira, a espera, o segredo e o Afrofuturismo. Parte-se da lição, apreendida através da proximidade com a literatura, da dificuldade de se determinar o sentido, a referência, o destinatário e o signatário de uma obra, para então sondar o funcionamento de cada um desses elementos em diferentes tipos de produção discursiva. Em alguns casos a reflexão terá como ponto de partida textos literários que incorporam ou mimetizam esses gêneros, em encenações de seus procedimentos, formas, convenções e possibilidades. Além da análise da maneira como a indeterminação opera em diferentes gêneros textuais, ao longo do semestre a disciplina passará também pela questão da relação entre critérios de valor alternativos e modos de produção, circulação, comodificação e recepção, ou seja, pela pergunta sobre seu valor político.