OBJETIVO GERAL DO MÓDULO Esta disciplina tem como objetivo geral tornar o aluno capaz de: compreender a importância do brincar para as crianças e realizar prática da brincadeira nas situações de cuidado à saúde da criança. IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. Esta disciplina proporcionará o aprendizado acerca do brincar no cuidado à criança em serviços de saúde. SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA Os conhecimentos aprendidos serão aplicados em todas as circunstâncias de cuidado à criança, tanto nos serviços da atenção básica como na atenção especializada. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: Referentes à ação docente: A docente tem como objetivos: 1. Resgatar os conhecimentos e as experiências prévias dos estudantes sobre a importância do brincar para a criança 2. Discorrer e refletir sobre o significado do brincar para a criança 3. Apresentar as funções e os tipos de brincadeiras 4. Caracterizar o brincar conforme as fases do desenvolvimento infantil 5. Orientar e acompanhar as etapas do planejamento e a implementação da prática de brincar com a criança em serviço de saúde: características da criança, objetivo da brincadeira, materiais lúdicos utilizados, avaliação da prática de brincar 6. Introduzir o tema Espaço Lúdico e discutir sua importância em serviços de saúde Referente à ação discente: Que ao término da disciplina o aluno seja capaz de: 1. Reconhecer o significado e a importância do brincar para a criança 2. Identificar as funções e os tipos de brincadeiras 3. Diferenciar o brincar conforme as fases do desenvolvimento infantil 4. Planejar e implementar o brincar com a criança em serviço de saúde 5. Reconhecer a importância do espaço lúdico em serviços de saúde