Ementa

Estudo de referenciais que historicamente vêm constituindo o campo da Biblioteconomia. Aborda de modo articulado conceitos, marcos históricos, formação profissional, dispositivos legais, protagonistas e disciplinas análogas tendo-se como foco a discussão da Biblioteconomia como campo de conhecimento e de ação profissional,  inscrito no universo da Cultura e Informação . 

Objetivos

  1. Introduzir o aluno na cultura do campo da Biblioteconomia, tendo em vista sua participação  crítica e criativa na cadeia de produção de conhecimentos teóricos e práticos específicos e especializados, como futuro profissional da área;
  2. Possibilitar ao aluno a apropriação de referenciais da área (concepções, dispositivos, protagonistas), indispensáveis aos processos de significação das relações entre os referidos campos e os fenômenos e dinâmicas socioculturais que as envolvem;
  3. Estimular o pensamento crítico-reflexivo do aluno em relação ao seu campo de conhecimento,   tendo em vista processos, lógicas e dinâmicas de recriação da Biblioteconomia,  na contemporaneidade


“O fato de reunir livros em um mesmo campo disciplinar ou temático pode refletir um projeto intelectual ou formador, que repousa sobre um modelo cumulativo de saber ou a dialética de uma confrontação crítica de discursos... A biblioteca nasce no momento em que a acumulação e a conservação dos livros se articulam e fazem sentido." Christian Jacob (tradução nossa)


Programa

Fundamentos: noções básicas

Escrita e memória cultural

Registros do conhecimento

Bibliotecas e Biblioteconomia: fases

Marcos da Biblioteconomia: Naudé, Hesse, Dewey, Ranganathan

Documentação: origens e fundamentos  

Documentação no Brasil: o papel do IBBD e IBICT

Ciência da Informação: natureza e contextos de origem

Formação do profissional bibliotecário: vertentes

Formação em Biblioteconomia no Brasil

Dispositivos legais de constituição do campo da Biblioteconomia

Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia: disciplinas homólogas


Metodologia: aulas expositivas, debates dos textos e demais materiais indicados para as aulas, seminários em grupo

 

Avaliação:

Frequência e participação em sala de aula

Apresentação de Seminário*

Trabalho individual final**

Recuperação: Prova escrita***

 

*Seminários: Apresentação de pesquisa realizada em dispositivos culturais (bibliotecas públicas, escolares, especializadas, universitárias, centros de documentação). Cada grupo escolherá uma categoria de dispositivo. O seminário deverá conter:

A)- uma parte teórica acerca da definição, conceito e breve histórico daquela modalidade de dispositivo

B- descrição e análise da experiência de imersão em contexto concreto

 

**Trabalho final:

Opção 1: Relatório condensado das aulas: síntese do conteúdo (por aula) e resumo do texto base de cada aula

Opção 2: Relatório condensado das aulas: síntese do conteúdo (por aula) e resenha do livro:

LEMOS, Antonio Agenor Briquet de (Org.). Rubens Borba de Moraes: testemunha ocular (Recordações). Brasília/DF: Briquet de Lemos/Livros, 2011. 308 p.

***Recuperação

Texto dissertativo (sem consulta) sobre 5 questões tratadas no programa, a serem apresentadas no ato da prova