A aprendizagem é um processo relevante no contexto educacional e corporativo, visto que o processo de ensino e aprendizagem ocorre em diversos espaços institucionais. Avanços teóricos na área da psicologia cognitiva, no entendimento de processos criativos e na gestão de grupos colaborativos devem ser aproveitados para expandir as fronteiras tradicionais do conceito de aprendizagem. As discussões da disciplina visam atingir os seguintes objetivos: - Refletir sobre o conceito de aprendizagem frente às recentes mudanças sociais, valorizando a colaboração, a interdisciplinaridade e os processos metacognitivos que podem favorecer a aprendizagem por toda a vida (“lifelong learning”). - Avaliar o papel do mapeamento conceitual como ferramenta de representação gráfica do conhecimento e da informação, a partir da Teoria da Carga Cognitiva. - Desenvolver um quadro teórico para fundamentar a aprendizagem colaborativa mediada pelo mapeamento conceitual, a partir das teorias de aprendizagem propostas por Ausubel e Novak. - Avaliar a importância dos processos metacognitivos, visando o controle e a regulação da aprendizagem (“metalearning”).

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