Apresentar aos participantes da disciplina métodos quantitativos multivariados mais comumente aplicados à pesquisa em turismo considerando técnicas de dependência e de interdependência. Para tanto far-se-á uso do software R. Escolhe-se este software em razão deste ser livre e rodar em plataformas diversas como Windows e Mac.
1. Analisar e problematizar o papel da pós-graduação e da pesquisa em turismo frente aos desafios da sociedade contemporânea. 2. Discutir o contexto e os desafios atuais do turismo no Brasil e no mundo. 3. Apresentar as principais áreas e temas da pesquisa em turismo, bem como as principais teorias da área. 4. Discutir as principais abordagens e métodos aplicados à geração do conhecimento em turismo. 5. Oferecer exemplos de pesquisas e trajetórias de pesquisadores em turismo.
Discutir elementos fundamentais de filosofia da ciência e apresentar os principais métodos utilizados para a pesquisa em Turismo.
Compreender as relações entre as esferas do mundo do trabalho, da vida cotidiana e do lazer, bem como suas transformações recentes. Caracterizar a influência que conceitos como classe social, gênero e etnia produzem nos hábitos de lazer e de turismo. Compreender as relações entre consumo e as práticas de lazer e turismo. Caracterizar a influência das novas tecnologias da informação e da comunicação para as mudanças no conceito de lazer e de turismo. Analisar os processos econômico-políticos atrelados às ideias de desenvolvimento por meio do lazer e do turismo. Observar os impactos sociais produzidos pelas práticas de lazer e turismo.
Possibilitar ao pós-graduando, a partir da conceituação teórica, a compreensão da complexidade do turismo e sua relação com os diversos campos do conhecimento científico. Visa aprofundar o discente na multiplicidade e interdisciplinaridade da atividade turística, de maneira que ele possa imbuído de conhecimentos teóricos atuar de forma contextualizada e crítica no desenvolvimento do turismo. Pretende apresentar ao estudante as principais correntes teóricas existentes em turismo e fornecer subsídios para que ele possa analisar criticamente à produção científica turismo com a qual tem contato.
Analisar contextos turístico-geográficos regionais para diagnosticar problemas e identificar potencialidades e oportunidades de desenvolvimento do turismo regional. Estudar as dimensões, elementos e indicadores do turismo regional, em âmbitos nacional e global. Estimular a produção de conhecimentos sobre os desafios das realidades dos diversos segmentos do turismo regional. Desenvolver conhecimentos para a gestão de organizações privadas e públicas de turismo regional. Ampliar a visão crítica sobre a necessidade da gestão integrada do turismo regional. Contribuir para o desenvolvimento regional do turismo como campo organizacional e profissional no cenário da competitividade global.