O curso objetiva introduzir ao aluno o tópico de ciclos biogeoquímicos marinhos e apresentar algumas das técnicas matemáticas e computacionais usadas pelos modeladores nessa área. Os modelos abrangidos vão desde os simples “box models” (que correspondem a sistemas de baixa dimensão de EDOs) até os modelos biogeoquímicos globais mais sofisticados acoplados a uma matriz de transporte (esta representando a circulação oceânica). Este último modelo será explorado em um estudo do ciclo de nutrientes no oceano e seus impactos no balanço de carbono entre o oceano e a atmosfera. O curso pretende fornecer ao aluno conhecimentos suficientes para aplicações em campos correlatos (como ciências atmosféricas e oceanografia), bem como instigar e apoiar novas investigações independentes ou co-supervisionadas.
Introduzir os tópicos relacionados à teoria de evolução, análise e previsão de fenômenos de mesoescala, ressaltando os aspectos dinâmicos e termodinâmicos dos fenômenos.
Desenvolver modelos funcionais de sistemas de medição e respectivos métodos de avaliação de desempenho, com ênfase em redes de superfície e altitude operacionais e experimentais. Entender os conceitos básicos de calibração, amostragem de sinal, conteúdo de informação e controle de qualidade de séries de medições no tempo e espaço. Analisar os instrumentos de medição das variáveis: temperatura, umidade, pressão, vento, radiação e precipitação na perspectiva de suas aplicações em hidrometeorologia. Estabelecer um jargão de sistemas de medição a partir de definições e formulações explícitas e precisas. Definir redes de medição com base fenomenológica e sistêmica.