Avaliar e discutir de forma crítica os mecanismos envolvidos na fisiopatologia das doenças cerebrovasculares, suas manifestações clínicas e alternativas terapêuticas. Serão estudados os diversos agentes etiológicos envolvidos na gênese dos acidentes vasculares cerebrais isquêmicos e hemorrágicos, assim como dos acidentes isquêmicos transitórios, da trombose venosa cerebral, da hemorragia sub-aracnóide aneurismática e microangiopatia cerebral.
Fornecer embasamento teórico e desenvolver senso crítico sobre diversos temas dentro da grande área da Neurociência de Sistemas, abrangendo desde processos fisiológicos até alterações relacionadas a transtornos e desordens neurológicas. A disciplina será realizada de maneira remota e tem como foco principal o desenvolvimento científico do(a) aluno(a).
Estudar a citoarquitetura do córtex cerebral, a localização das funções corticais elevadas, e as bases neurais das funções cognitivas, como pensamento, consciência, memória e inteligência. Aprofundar os conhecimentos em neuroanatomia e neurociências, discutindo dados recentes apresentados na literatura, e que venham complementar e aprofundar as informações ministradas no curso de graduação; Discutir técnicas modernas para o estudo das atividades cerebrais e do comportamento.
Estudo de métodos de investigação em neurologia/neurociências e introdução a tópicos relacionados à pesquisa.