Estomatologia
Informar o pós-graduando sobre estratégias de divulgação do conhecimento científico em Saúde para o público não especializado. Desenvolver a criatividade e o espírito crítico na leitura e produção de materiais de divulgação científica para determinado público-alvo. Apresentar ferramentas de criação de conteúdo científico e acadêmico na área da Saúde, abordando diferentes plataformas midiáticas.
Integrando o Departamento de Estomatologia, o Programa desta Disciplina é elaborado visando fornecer, no Curso de Graduação de Odontologia, toda a informação básica sobre os Processos Gerais, bem como entender dentro de cada item os conhecimentos de Patologia Especial Humana de particular interesse odontológico. Fornecer as bases gerais dos mecanismos de doença, suas diversas apresentações como respostas à agressão, desde regressivos até ativos. Apresentar alguns tópicos de patologia sistêmica de interesse odontológico.
a) Promover habilidades manuais e dar ao aluno uma visão prática dos mecanismos gerais das reações orgânicas frente às agressões, por intermédio do exercício da prática cirúrgica. b) Mostrar as diferentes texturas das estruturas anatômicas sob a ação de instrumentos pérfuro-contundentes (agulhas de anestesia e de sutura) e de instrumentos de corte (bisturi e tesoura). c) Associar as alterações regressivas e inflamatórias ao processo de reparação promovido pelas técnicas cirúrgicas de incisão e sutura. d) Despertar no aluno a criatividade, aproximando o universo da tecnologia (cirurgia) ao universo da arte.
A presente disciplina tem como objetivo principal desenvolver conhecimentos sobre o papel da microbiota oral e da resposta do hospedeiro na patogênese das doenças periodontais. Especificamente, objetiva-se: 1. Analisar as características das comunidades microbianas associadas às doenças periodontais, 2. Conhecer o papel da resposta do hospedeiro no início e na progressão da destruição dos tecidos periodontais. 3. Compreender a maneira pela qual os fatores sistêmicos podem interferir com a patogênese da doença periodontal.