Pedag do Mov do Corpo Humano
1. Construir fundamentação teórica apropriada sobre a educação física na educação infantil. 2. Caracterizar a importância da educação física, bem como organizar experiências pedagógicas conforme as possibilidades de desenvolvimento do aluno. 3. Elaborar um programa de educação física, considerando todos os elementos que compõem esse programa. 4. Familiarizar-se com as práticas escolares das escolas de educação infantil para que seja possível traçar um perfil das propostas e concepções da educação física, assim como das perspectivas e vivências dos alunos. 5. Conhecer situações de aulas em instituições de educação infantil, envolvendo discussões de planejamento, observações e participações no processo de docência. 6. Identificar e organizar fontes de informação sobre educação física infantil e preocupar-se com a contínua atualização profissional.
Ao final da disciplina, o estudante deverá ser capaz de: (a) Dissertar sobre o sentido e o significado do trabalho de conclusão de curso (TCC) no âmbito dos estudos da escola e da educação física escolar; (b) Identificar possibilidades de elaboração e encaminhamento de TCC no universo de estudos e intervenções na escola tendo como referência o componente curricular educação física; (c) Dispor de ferramentas teórico-metodológicos para elaboração do TCC.
1 - Possibilitar aos alunos da Educação Física, do Esporte e demais interessados uma formação básica em Antropologia na sua interface com o movimento humano.
2 - Oportunizar o acesso a instrumentos metodológicos de pesquisa da área antropológica e filosófica quando aplicadas aos fenômenos do corpo e do movimento.
3 - Promover reflexões relativas à área científica de Educação Física (Bacharel e Licenciatura), Esporte e Lazer estabelecendo perspectivas para o aprofundamento conceitual, teórico e metodológico em consonância com futuras inserções profissionais do corpo discente.
Bom dia!!!

Bem-vindos!!!

Estão bem?

Tem condições de acompanhar nosso curso por essa ferramenta virtual?

Eu postaria semanalmente a referencia de um texto e vocês teriam seis dias para escrever a respeito do que leram.

Em síntese, minha proposta para as próximas semanas é usarmos este espaço para estudarmos juntos autores e textos que possam provocar o pensamento e, ao mesmo tempo, produzirmos pensamento a partir de um tema comum: CORPO, com base nesses texto. 

Aguardarei o comentário de vocês para dar seguimento. Iniciaríamos na próxima 5a.feira.

Saudações... Yara

Ao final da disciplina os estudantes deverão ser capazes de: 1. Construir fundamentação teórica apropriada sobre a educação física na educação infantil. 2. Caracterizar a importância da educação física, bem como organizar experiências pedagógicas conforme as possibilidades de desenvolvimento do aluno. 3. Elaborar um programa de educação física, considerando todos os elementos que compõem esse programa. 4. Familiarizar-se com as práticas escolares das escolas de educação infantil para que seja possível traçar um perfil das propostas e concepções da educação física, assim como das perspectivas e vivências dos alunos. 5. Conhecer situações de aulas em instituições de educação infantil, envolvendo discussões de planejamento, observações e participações no processo de docência. 6. Identificar e organizar fontes de informação sobre educação física infantil e preocupar-se com a contínua atualização profissional.
1. Possuir fundamentação teórica apropriada sobre a Educação e Educação Física no Ensino Fundamental 2. Biografar-se em relação ao seu percurso com as práticas corporais ao longo da vida. 3. Compreender conceitos básicos da Educação Física no Ensino Fundamental (atividade, ação, experiência, cultura, cultura corporal, saúde, desenvolvimento, lúdico, formação) 4. Conhecer as categorias da cultura corporal da Educação Física e a história de sua constituição como conhecimento pedagógico. A saber: Jogo/brincadeira, esporte, Ginástica, Praticas corporais artística, lutas e atletismo. 5. Identificar nessas práticas possibilidades de conhecimento escolar específico ao Ensino Fundamental de 1o. ao 5o. ano. 6. Participação de forma critica e propositiva de seminário de avaliação da disciplina EFP0117 e na discussão sobre o programa da Disciplina EFP0121