Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
1. Apresentar e aprofundar a apreensão de aspectos teórico-metodológicos presentes nos processos e nos componentes operacionais da intervenção em terapia ocupacional que objetivam a inclusão social de crianças e jovens com incapacidades permanentes ou transitórias e/ou em situação de vulnerabilidade e risco social – especialmente aqueles que são orientados para a promoção do lúdico, da expressão cultural, da inclusão escolar e da participação infanto-juvenil. 2. Atualizar conhecimentos acerca de métodos, estratégias e ações da terapia ocupacional que apoiam e /ou favorecem as relações sociais e a participação de crianças e jovens com incapacidades permanentes ou transitórias e/ou em situação de vulnerabilidade e risco social em atividades da vida cotidiana, considerando os distintos contextos da cultura e da vida comunitária, bem como os recursos locais do território no qual se desenvolvem as práticas profissionais. 3. Apresentar e aprofundar discussões sobre temáticas que compõem a vida cotidiana dessas crianças e jovens, tais como o brincar, as atividades no âmbito da família, da escola e em seus grupos sociais de pertencimento, de modo a apoiar o desenvolvimento de competências profissionais para as práticas inclusivas.
Oferecer ao aluno condições para: - Estudar os processos criativos, sua relação com o cotidiano e a cultura; Refletir sobre a importância dos processos de criação para o desenvolvimento humano, a saúde e o exercício da Terapia Ocupacional; Estudar as relações entre criação e resistência no contemporâneo; Experimentar processos de criação, na realização de atividades artísticas plásticas, conhecendo e explorando técnicas, procedimentos e diferentes linguagens; Discutir os sentidos da arte, suas relações com a produção de saúde e com as políticas de participação sociocultural; Desenvolver a leitura da expressão plástica, através da experiência de apreciação dos trabalhos realizados pelo grupo e de obras de arte; Desenvolver a prática da observação, do registro e da reflexão sobre processos de criação.
A disciplina tem por objetivo possibilitar a discussão sobre a utilização das práticas grupais como dispositivo de intervenção na atenção em Terapia Ocupacional. A formação oferecida busca favorecer a articulação entre conhecimentos teóricos e práticos e o desenvolvimento de habilidades de comunicação e intervenção em espaços grupais em diferentes contextos nos quais o terapeuta ocupacional atual: serviços de saúde, escolas, centros de convivência, espaços culturais e comunitários, ambientes de trabalho, entre outros. Para tanto serão abordados os seguintes temas: a utilização de grupos em contextos terapêuticos; a utilização de práticas grupais em contextos comunitários e territoriais; oficinas e grupos de terapia ocupacional; perspectivas teóricas na abordagem dos grupos em terapia ocupacional.
A disciplina tem por objetivo favorecer a compreensão dos processos grupais através da aproximação com diferentes teorias e técnicas das abordagens grupais e dos modos de intervenções em redes e coletivos. A formação oferecida busca possibilitar o desenvolvimento de competências, com ênfase nos conhecimentos que favoreçam a comunicação, a participação em equipes e a interação com a comunidade. Para tanto serão abordados os seguintes temas: a constituição e o funcionamento dos pequenos grupos; a compreensão dos processos grupais e a investigação de algumas das principais teorias e técnicas sobre grupos; diferentes tipos de grupos e organizações nos quais os terapeutas ocupacionais estão envolvidos e seus funcionamentos: oficinas, coletivos, redes e equipes; a relação teoria e prática no trabalho com grupos.
- Analisar a mecânica e fisiologia dos complexos articulares de membros inferiores, superiores e coluna vertebral - Abordar e discutir os fatores fundamentais e determinantes da mecânica normal do movimento humano - Abordar e discutir as propriedades mecânicas dos tecidos biológicos - Estabelecer relações entre a presença e ausência de adequados estímulos mecânicos externos e as respostas dos tecidos biológicos - Discutir as bases mecânicas dos métodos de avaliação dos segmentos articulares e estabelecer relações com a biomecânica do movimento e postura humana - Oportunizar condições para o aluno prosseguir no estudo e investigação científica do movimento e postura humana
Partindo de uma visão global da importância do corpo e dos movimentos para os seres humanos na época atual, estudaremos: diferentes conceitos de movimento e seus aspectos funcionais aplicados à atuação em Terapia Ocupacional; as características anatomo-fisiológicas específicas do movimento humano e suas bases biomecânicas e neurológicas.

A disciplina busca construir um ethos para os futuros terapeutas ocupacionais através do estudo das atividades no campo da Terapia Ocupacional. Neste sentido, são objetivos da disciplina:

- Introduzir os estudantes às discussões acerca das atividades a partir de uma visão antropológica e filosófica;

- Estudar o significado social e cultural das atividades, sua importância nos processos formativos e sua utilização no campo da Terapia Ocupacional;

- Incentivar os estudantes a reconhecerem sua bagagem cultural, recuperarem seus conhecimentos relativos à realização de atividades;

- Constituir uma rede de troca de saberes, possibilitando aos estudantes: a experiência do ensino e da aprendizagem de atividades em um contexto relacional; o desenvolvimento da capacidade de aprender coletivamente; a ampliação de seu repertório cultural;

- Possibilitar o exercício da observação e do registro e o conhecimento de materiais e técnicas durante a realização de atividades;

- Discutir o ensino e aprendizagem de atividades como elementos do processo terapêutico ocupacional e a constituição de uma rede de troca de saberes como estratégia de construção de laço social.

Abordar o histórico da Fisioterapia no Brasil e no mundo. Destacar o campo de atuação e entidades de classe da Fisioterapia. Discutir a fisioterapia nas diferentes áreas de atuação. Estabelecer relações entre as grades curriculares do curso com as diretrizes curriculares. Abordar as bases de dados científicas e leitura critica de artigos