• Compreender, de modo geral, a visão de ciência moderna e pós-moderna e a sua influência no ensino superior • Compreender e analisar a prática pedagógica universitária contemporânea • Refletir sobre a prática pedagógica no ensino superior e no ensino de enfermagem • Apreender a concepção de pensamento crítico e reflexivo na formação superior • Compreender a construção do projeto político-pedagógico de cursos • Aplicar estratégias de ensinagem • Analisar o ensino superior de Enfermagem e de outros cursos nos aspectos legais, pedagógicos e a formação para o cuidar. • Compreender o processo de avaliação/acompanhamento da aprendizagem • Discutir os modelos de investigação relativos ao ensino superior de enfermagem e à prática pedagógica. • Vivenciar e desenvolver habilidades de trabalho colaborativo e em equipe, de estabelecimento de vínculos, interação e de avaliação processual pessoal e do grupo.
Que ao final da disciplina o aluno seja capaz de: • Classificar e identificar as variáveis de estudo. • Utilizar as técnicas da estatística descritiva para análise dos dados. • Utilizar as medidas de associação para análise de variáveis qualitativas • Escolher o processo de amostragem adequado para seus estudos • Interpretar o resultado do teste de hipótese