Projetos
Considerando o indivíduo como ponto central da ação projetual do design, a disciplina tem como objetivo apresentar os princípios e métodos relacionados à abordagem do design centrado no usuário, assim como aplicações na análise e no desenvolvimento de projetos, tanto na área do design e produto como na de comunicação visual. Pretende aprofundar as competências na problematização e o domínio das técnicas de investigação acerca da tríade sujeito / cenário / objeto, capacitando o pesquisador a analisar o design do cotidiano privilegiando a leitura com foco no sujeito e suas ações.

Objetivos gerais: 1. Desenvolver projetos de objetos para brincar resgatando a cultura brasileira e as brincadeiras vernaculares. 2. Desenvolver projetos de objetos para brincar sob a perspectiva do design centrado no usuário, considerando seus os aspectos metodológicos. 3. Utilizar elementos da psicologia do cotidiano aplicados ao design de brincadeiras para estabelecer relações entre o sujeito, o produto e a ação.

Ampliar o repertório dos alunos nas tipologias específicas do segmento. Instrumentar os alunos nas diversas etapas do desenvolvimento do projeto de embalagem, aplicando procedimentos metodológicos adequados a cada tipo de projeto. Estabelecer vocabulário técnico adequado à área e procedimentos de desenvolvimento e apresentação de projetos condizentes com os utilizados no mercado.
Ampliar o repertório dos alunos nas tipologias específicas do segmento. Instrumentar os alunos nas diversas etapas do desenvolvimento do projeto de embalagem, aplicando procedimentos metodológicos adequados a cada tipo de projeto. Estabelecer vocabulário técnico adequado à área e procedimentos de desenvolvimento e apresentação de projetos condizentes com os utilizados no mercado.

A partir de representações visuais decorrentes do livre caminhar e de estudos teóricos sobre a cidade contemporânea, objetiva-se: - instigar a reflexão crítica sobre as tensões atuais que organizam a cidade, sua imagem e possíveis identidades. - explorar recursos gráficos, fotográficos e/ou audiovisuais para realização da análise visual proposta. - desenvolver projetos visuais orientados a partir de problemas propostos pelos alunos.

Abordar o projeto visual como processo e construção de linguagem tendo em vista o contexto contemporâneo do design e da arquitetura, suas novas materialidades e meios de representação. Desenvolver estudos teóricos e práticos no campo do projeto visual - gráfico ou ambiental - dando ênfase aos procedimentos experimentais que promovam a articulação de linguagens e dos vários elementos do design visual.

Desenvolver a prática do projeto de produtos de baixa complexidade relacionados ao ambiente da habitação, que envolvam componentes mecânicos condicionando o binômio forma-função, associados ao uso de mais de uma material e de mais de uma técnica de produção. Estabelecer procedimentos metodológicos para o desenvolvimento de projetos de produto com ênfase nas necessidades e desejos dos usuários. Exercitar as diversas ferramentas para desenvolvimento e comunicação de projetos de produto.

Instrumentar os alunos nas diversas etapas do desenvolvimento do projeto de produtos para o transporte, dando ênfase em suas características dinâmicas, espaciais e formais. Instrumentar os alunos no uso das ferramentas típicas do projeto para esta classe de produtos e nas limitações impostas normas e recomendações internacionais.