Engenharia Química
- Docente Avançado, Docente: Rene Peter Schneider
Apresentar conceitos básicos da análise de um processo químico, desde a análise dos fenômenos envolvidos, desenvolvimento de um modelo matemático simples, até a verificação de sua aplicabilidade. Analisar as fontes de modelos matemáticos para aplicação em balanços materiais e energéticos. Utilizar e analisar o uso de equações empíricas. Apresentar a análise de graus de liberdade em processos químicos.
- Docente: Jean Vicente Ferrari
Reconhecer as aplicações do fenômeno de transporte de quantidade de movimento em processos industriais. Discernir modelos rigorosos e simplificados. Comparar teoria e fatos. Reconhecer analogias. Interpretar resultados experimentais.
Turma do Campus SANTOS
Turma do Campus SANTOS
- Docente: Rafael dos Santos Gioria
O objetivo do curso é mostrar que as transformações químicas são promovidas pela existência de uma força motriz e são regidas por fenômenos dinâmicos. Para isso, preconiza-se a realização de experimentos que permitam ao aluno apreender os conceitos mais importantes para a análise das transformações químicas e físicas envolvidas. Busca-se a compreensão a) da diferença de potencial térmico, mecânico ou químico como força motriz para as transformações e b) dos mecanismos que definem suas velocidades.
- Docente: Jean Vicente Ferrari
1 Informações da disciplina
2 créditos aula, 1 crédito trabalho, carga Horária total 60 h. Docente responsável: Marcelo Seckler. Marcelo.seckler@usp.br, Conjunto das Químicas, Bl. 22 térreo. Site da disciplina http://www.tidia-ae.usp.br/portal
2 Objetivos
1. Discutir a relação entre engenheiros e sociedade:
- Engenheiros atendem a necessidades de uma sociedade (multicultural) em transformação;
- Ética profissional (interesse da sociedade está acima de outros interesses).
- Apresentar a indústria química: história; o perfil da indústria; perspectivas futuras;
2. Apresentar o que engenheiros fazem, onde trabalham.
- pesquisa, projeto, processo, produção, qualidade, ambiente;
- empreendedorismo;
3. Discutir a formação do engenheiro químico.
- Introdução aos conteúdos de engenharia química e sua relação com as atividades do engenheiro;
- A geração de conhecimento e a contribuição do engenheiro;
- O papel do DEQ-EPUSP nos âmbitos da pesquisa e extensão.
3 Programa
1. Desenvolver um caso de projeto para ilustrar:
- Abordagem científica para resolução de problemas
- Interface do projeto com a sociedade: necessidade social, aspectos técnicos, aspectos ambientais, aspectos econômicos
- Interface do projeto com diversos aspectos da engenharia: termodinâmica, fenômenos de transporte, operações unitárias, processos, controle, métodos matemáticos
- O processo do projeto: método, registro, reportar resultados
2. Palestrantes convidados nos seguintes temas, inclusive alunos da graduação.
- A indústria química
- Pesquisa na indústria e na academia
- Engenharia química e sociedade, ética na engenharia
- Engenharia química e energia
- Engenharia química e ambiente
- O engenheiro de projetos
- O engenheiro de processos
3. Aulas expositivas sobre temas básicos das operações unitárias e processos
- Balanços de massa e energia
- Trocadores de calor
- Reatores químicos
- Separadores
- Síntese de processos
- Controle de processos
- Docente: Marcelo Martins Seckler