Engenharia Química
Apresentar conceitos básicos da análise de um processo químico, desde a análise dos fenômenos envolvidos, desenvolvimento de um modelo matemático simples, até a verificação de sua aplicabilidade. Analisar as fontes de modelos matemáticos para aplicação em balanços materiais e energéticos. Utilizar e analisar o uso de equações empíricas. Apresentar a análise de graus de liberdade em processos químicos.
Reconhecer as aplicações do fenômeno de transporte de quantidade de movimento em processos industriais. Discernir modelos rigorosos e simplificados. Comparar teoria e fatos. Reconhecer analogias. Interpretar resultados experimentais.

Turma do Campus SANTOS
O objetivo do curso é mostrar que as transformações químicas são promovidas pela existência de uma força motriz e são regidas por fenômenos dinâmicos. Para isso, preconiza-se a realização de experimentos que permitam ao aluno apreender os conceitos mais importantes para a análise das transformações químicas e físicas envolvidas. Busca-se a compreensão a) da diferença de potencial – térmico, mecânico ou químico – como força motriz para as transformações e b) dos mecanismos que definem suas velocidades.

1         Informações da disciplina

2 créditos aula, 1 crédito trabalho, carga Horária total 60 h. Docente responsável: Marcelo Seckler. Marcelo.seckler@usp.br, Conjunto das Químicas, Bl. 22 térreo. Site da disciplina http://www.tidia-ae.usp.br/portal

2         Objetivos

1. Discutir a relação entre engenheiros e sociedade:

  1. Engenheiros atendem a necessidades de uma sociedade (multicultural) em transformação;
  2. Ética profissional (interesse da sociedade está acima de outros interesses).
  3. Apresentar a indústria química: história; o perfil da indústria; perspectivas futuras;

2. Apresentar o que engenheiros fazem, onde trabalham.

  1. pesquisa, projeto, processo, produção, qualidade, ambiente;
  2. empreendedorismo;

3. Discutir a formação do engenheiro químico.

  1. Introdução aos conteúdos de engenharia química e sua relação com as atividades do engenheiro;
  2. A geração de conhecimento e a contribuição do engenheiro;
  3. O papel do DEQ-EPUSP nos âmbitos da pesquisa e extensão.

3         Programa

1. Desenvolver um caso de projeto para ilustrar:

  1. Abordagem científica para resolução de problemas
  2. Interface do projeto com a sociedade: necessidade social, aspectos técnicos, aspectos ambientais, aspectos econômicos
  3. Interface do projeto com diversos aspectos da engenharia: termodinâmica, fenômenos de transporte, operações unitárias, processos, controle, métodos matemáticos
  4. O processo do projeto: método, registro, reportar resultados

2. Palestrantes convidados nos seguintes temas, inclusive alunos da graduação.

  1. A indústria química
  2. Pesquisa na indústria e na academia
  3. Engenharia química e sociedade, ética na engenharia
  4. Engenharia química e energia
  5. Engenharia química e ambiente
  6. O engenheiro de projetos
  7. O engenheiro de processos

3. Aulas expositivas sobre temas básicos das operações unitárias e processos

  1. Balanços de massa e energia
  2. Trocadores de calor
  3. Reatores químicos
  4. Separadores
  5. Síntese de processos
  6. Controle de processos