Concebida com vistas a favorecer a reflexão sobre aspectos da relação entre agricultura, sociedade e natureza, a disciplina focaliza estudos sociológicos e antropológicos que permitam percorrer o vasto campo de questões que envolvem os referidos temas. Assim, a formatação da disciplina prevê um estudo introdutório de conceitos e debates centrais da sociologia e da antropologia, um olhar sobre os processos sociais em torno da civilização ocidental e sobre a crença no desenvolvimento, o exame do lugar da agricultura no desenvolvimento social e econômico e, finalmente, a discussão sobre a emergência das questões ambientais e suas repercussões sociais. Nesta perspectiva, a disciplina abordará igualmente temas que auxiliem as reflexões em torno das relações agricultura, sociedade e natureza, tais como globalização, cultura, ideologia, democracia e conflitos entre diferentes visões de mundo e de justiça.
- Docente: Paulo Eduardo Moruzzi Marques
a) Abordar Modelos Teóricos fundamentais em Ecologia Humana que estudam a interação ser humano-meio sob o prisma da evolução e adaptação da espécie humana, capacitando o estudante a utilizar como referencial em suas pesquisas, os Modelos Teóricos apresentados e incluir em suas análises uma visão mais abrangente da problemática, enfocando a dimensão humana em seus aspectos que lhe são distintivos e peculiares;
b) Estudar os processos e mecanismos envolvidos na Evolução da Espécie Humana e Coevolução com outros organismos. É dada ênfase ao uso de recursos representados por plantas, animais e microrganismos domesticados e selvagens;
c) Desenvolver capacidade de análise crítica de situações complexas de interação da espécie humana com demais organismos e o ambiente físico, com base nas interfaces da Ecologia, Genética de Populações e Evolução
- Docente: Silvia Maria Guerra Molina
Estimular e apoiar a formação de educadoras e educadores ambientais por meio do planejamento, constituição e avaliação de círculos de cultura/comunidades interpretativas e de aprendizagem e de coletivos educadores, que potencializem para a ação;
Contribuir para a ampliação da criticidade e felicidade de todos e de cada um dos participantes por meio de atividades voltadas à construção de sociedades sustentáveis;
Possibilitar o acesso a conceitos, objetivos, conteúdos, métodos e técnicas em atividades e experiências diversas de EA;
Estimular a partilha de repertórios dos participantes no campo socioambiental, de forma a propiciar alternativas incrementais de aprendizado.
- Docente: Marcos Sorrentino