Filosofia da Educ e Ciências da Educ
- compreensão da historicidade dos processos educativos e das práticas escolares; - ampliação do repertório dos futuros professores quanto à diversidade de instituições escolares no passado; - Conhecimento das diferentes instituições educativas; - Reconhecimento da história da profissão docente; - Identificação da História da Educação como campo de pesquisa;
- compreensão da historicidade dos processos educativos e das práticas escolares no Brasil; - ampliação do repertório dos futuros professores quanto à diversidade de instituições escolares no passado; - Conhecimento das diferentes instituições educativas; - Reconhecimento das especificidades da história da profissão docente no Brasil; - Identificação da História da Educação como campo de pesquisa;
- compreensão da historicidade dos processos educativos e das práticas escolares no Brasil; - ampliação do repertório dos futuros professores quanto à diversidade de instituições escolares no passado; - Conhecimento das diferentes instituições educativas; - Reconhecimento das especificidades da história da profissão docente no Brasil; - Identificação da História da Educação como campo de pesquisa;
a) abordar a formação, o momento histórico e as principais questões ideológicas e políticas relativas às sucessivas gerações de homens de letras e política no Brasil; b) apresentar e analisar articuladamente suas críticas e propostas para a reforma social e da educação no país; c) identificar as principais dissensões entre grupos intelectuais, representantes de tendências teóricas e político-ideológicas marcantes da cultura brasileira d) proceder à revisão crítica da historiografia pertinente.
O curso tem por objetivo abordar a história da educação brasileira, com foco no processo de escolarização, como forma de introduzir os alunos aos estudos da Educação.
O curso visa propiciar conhecimento e incentivar discussões sobre o tema da memória em uma perspectiva social, na interface com problemáticas presentes em estudos clássicos e contemporâneos: o âmbito pessoal e social da vida humana; cultura, história e temporalidade; o esquecimento como contraparte da memória; os processos de imaginação ligados aos de recordação; a relação inescapável no funcionamento psicológico humano entre memória, linguagem e significação; a constituição recíproca de discursos, narrativas, subjetividade e experiência e a participação da memória ou práticas de recordação nesses processos.
- Possibilitar ao aluno o contato com diferentes perspectivas teóricas sobre o desenvolvimento humano e suas contribuições para a educação; - Discutir temas centrais no debate educacional a partir de estudos e pesquisas contemporâneas no campo da psicologia da educação.
- Possibilitar ao aluno o contato com diferentes perspectivas teóricas sobre o desenvolvimento humano e suas contribuições para a educação; - Discutir temas centrais no debate educacional a partir de estudos e pesquisas contemporâneas no campo da psicologia da educação.
- Oferecer aos alunos uma visão geral a respeito dos pressupostos teóricos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano; - Discutir relações entre pensamento e linguagem, aprendizado e desenvolvimento; - Possibilitar o questionamento sobre temas relevantes para a prática educativa na sociedade contemporânea; - Contribuir para o conhecimento de aspectos das práticas e relações do cotidiano escolar, refletindo sobre as marcas dessa instituição nos sujeitos, por meio da análise de narrativas.